terça-feira, janeiro 02, 2007

Blogs e sites culturabelíssimos - I

Iniciar 2007 falando dos amigos e da literatura culturabelíssima (viram só que baita neologismo?) é uma forma de agradecer aos escritores e poetas maravilhosos que eu conheço a cada dia no mundo Web. Eles me encantam de tal maneira pela sua arte, que eu acabo às vezes trocando um livro de um escritor consagrado por esses escritores que ainda são desconhecidos do grande público, mas que estão tomando conta das mentes e corações dos leitores virtuais. Mas será que ao final das contas, não será o “grande público”, o leitor internauta???? O professor Joésio Menezes também escreveu um artigo sobre os “blogueiros”, onde ele aborda esses pólos de atração de leitores do mundo virtual.

PORTAL DA POESIA »
Blog do professor JOÉSIO MENEZES, escritor e poeta contemporâneo-lírico. Escreve artigos em defesa das letras brasileiras e de todo o mundo, enriquecidos com sua visão literária e também sensíveis poesias! Publica textos de seus alunos brilhantes e de outros escritores. Tudo isso acompanhado pelo olhar fantástico do Duende LiLás, que desde o blog do professor Joésio tece opiniões

Uma criatura de olhinhos cinzentos bem apertados surgiu de um canto da tela e deu um sorriso de duzentos anos de felicidade por ter seu professor homenageado, e disse:

Duende Lilás: isso é mais do que justo e merecido – o professor Joésio é muito atencioso com o blog Morango e ele tem cada poesia e artigo interessante no PORTAL DA POESIA! Para descobrir vocês precisam visitá-lo, porque é às terças-feiras que ele faz as atualizações.

ALMA DE POETA » (recomendado pela UNESCO)
Site de ANTONIO MANOEL ABREU SARDENBERG, poeta, advogado, defensor da ecologia, apoiando o plantio de árvores nas margens do rio Paraíba do Sul, em São Fidelis, entre outras ações a favor da cultura e preservação do amor à natureza essencial da vida. Entrar nesse site é viajar, literalmente pela "Alma de Poeta", em poesias douradas.

Fantasia: eu adoro visitá-lo, o Antonio é um poeta diplomata. Em seu site de ouro o leitor é recebido sempre por calorosas poesias!

CONTOS E POESIAS » (recomendado pela UNESCO)
Site de MARIA HILDA ALÃO, escritora e poetisa contemporânea, que faz de seu romantismo algo especialmente bonito, quando traduzido em poesia, levando o leitor a sentir a brisa de sua tradicional arte entre versos. Em seu site além de
textos de sua autoria, Maria Hilda hospeda outros autores talentosos.

Bruxa: ai, se eu fosse você não ia lá não!!! A Hilda tem muita coisa bonita e até poesias para crianças, encantadoras! Vou-lhes contar um segredo... Eu fui lá, sabem? E quando me dei conta já havia lido tuuuudo. Vocês acreditam que, inclusive, eu me esqueci de comer minhas patinhas de sapos??? Cuidado com esse site: ENCANTA e transforma bruxas em fadas...

BLOG PLÁTANUS COLORIDOS »
JORNAL RIO TOTAL, COLUNA COOJORNAL »

De TANIA MELO, escritora e bióloga, de Porto Alegre, RS. Seu blog é um show de informações acerca da Literatura contemporânea, onde publica dicas culturais, matérias sobre outros escritores e textos de sua autoria, entre outros assuntos interessantes, que ela escreve/descreve com um jeitinho especialmente cativante, também no COOJORNAL, que eu recomendo aos leitores de todos os estilos! Cultura & literatura com um toque lúdico na medida certa fazem de Tania Melo, em minha opinião, a COLUNISTA que todo jornal merece ter.

Gnomo Rosado: ai, ai, esses são lindos! A Tânia escreve cada coisa interessante. Por falar nisso, estou com saudade dela. Será que ao falar de sua arte com sabor de “plátanus dourados”, ela voltará a aparecer? Quem sabe ela me traz morangos – pois fiz a propaganda dela com muito gosto...

Madalena: Rosadinho, mas o que é isso? O que a escritora Tânia vai pensar de nós? Se bem que eu confesso que sou viciada em suas colunas sempre bem humoradas e instrutivas.

Fantasia: Madalena, você deve continuar essa série de BLOGS E SITES CULTURABELÌSSIMOS, pois ainda há muitos a ser destacados, assim como o do Betto Malacrida, o do Augusto (do planeta B-612), o do Prof. Dr. Sílvio Medeiros e seu irmão, Fernando, o da Lívia Pugliese, o da Lu Cavichioli, etc. Afinal, gente tão bonita assim, que tem a literatura no coração deveria ser lembrada todos os dias!

Beijinhos!





6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dando uma de mensageiro, o DUENDE LILÁS DE LINDOS OLHINHOS CINZAS - porém avermelhados devido à ressaca provocada pelo coquete de refrigerantes no virada do ano - fala à sua fadinha predileta (Madalena): "Oi, Fadinha Mada, feliz 2007 para você e para todas as criaturas fantásticas deste Mundo Encantado. O professor Joésio mandou agradecer-lhe pela visita de Ano Novo ao PORTAL DA POESIA. Ele mandou dizer, também, que você tem carta branca no PORTAL, inclusive para levar de lá o que for do seu interesse, sem restrições. Ah!... ia me esquecendo de uma coisa importante: o Professor Joésio ficou muito feliz e lisonjeado com a homenagem que você fez a ele no Flor do Morango. E eu, freqüentador assíduo deste blog, fiquei enciumado. Mas, afinal, quem sou eu diante do professor Joésio, né mesmo?"

    ResponderExcluir
  3. Ai, quero colocar meu comentário, mas tô com ciúmes do Joésio que tem fotinho.
    Eu amei, amei, amei esta homenagem que tu me prestaste,Madalena.
    Tu és muito linda e especial.
    Agora, que gnomo rosado mais amado este teu, não é? Vou dar um jeito nuns morangos bem madurinhos pra ele. Pode avisar.
    Obrigada pra toda esta turma-mágica(adorei o ma-má, fechou bem direitinho o cacófago, não achou???)e a fadinha Mada? Loirinha,meiga e MÁGICA, como convém a uma perfeita FADA DO REINO ENCANTADO.
    Olha,fadinha e gnomo rosado, já pensou se, em 2007, eu sou contratada por algum jornal mais aí??? Vou adorar e agradecer às magias que foram feitas no Blog dos Morangos, sem dúvida.
    BEEEEEIJOS.
    FELIZ 2007

    ResponderExcluir
  4. Não sei se devo? Não sei se posso?

    Más já és minha amiga!


    Quem escreve poesias já meu ou minha amiga!

    E sua página é de muito bom gosto.

    www.reinaldo_rnp@hotmail.com
    www.reinaldornp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esta tríade Fantasia, Gnomo Verde e Bruxa não podia estar melhor unificada que nesta escritora brilhante, gentil e carinhosa que atende por Madalena Barranco.
    Estou me deliciando no seu blog e aproveito para agradecer os links ao meu humilde blog palavrear.
    Fantasia, por favor, peça à sua mentora que tire a expressão Prof. do meu nome, nas referências que faz sobre mim. Aliás, deferências e não referências. Prof. é minha profissão, mas não minha alma.

    Grande e imenso beijo de fã-incondicional.

    Betto

    ResponderExcluir
  6. Ai Maga... obrigada por citar meu nome e meu blog!! Imagina... eu?? Ai fiquei muito lisonjeada minha amiga!
    Muito obrigada mesmo!
    A literatura faz parte de nós. Sempre lembro de Fernando Pessoa quando ele escreveu: "QUANDO FUI OUTRO", pq mesmo assim ele continuou poeta!
    Beijo de carinho e muito obrigada por sua amizade , e também por dividir comigo momentos como esse.

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...