segunda-feira, janeiro 01, 2007

Considerações metafóricas ou... Metapoéticas?!


O que é afinal “metáfora”? Para vários poetas/escritores é um recurso poético muito apreciado, que extrapola o significado de uma palavra quando esta é substituída por outra, com o objetivo de ajudar a construir uma imagem. Por exemplo:

Se eu afirmo diretamente e sem comparações: - “Seu sorriso é o sol da manhã” – componho uma metáfora, que é classificada pela língua portuguesa como uma figura de palavra, pertencente ao conjunto das figuras de linguagem.

Eu penso que a denominação “metapoesia” assentaria bem num texto poético quando a metáfora fosse utilizada nesse sentido; pois é uma figura que eleva e faz subir a meta infinita dos signos além dos versos da própria poesia!

Leia mais sobre “metáforas” e seus exemplos baseados em poesias de Pablo Neruda em meu site» e descubra porque as imagens são helicópteros...

Gnomo Azul: então, se eu chamar aquela criatura rosada que vive se escondendo atrás de morangos e comendo todas as tortas virtuais que a Madalena faz, de Morango Comilão, eu construí uma metáfora??

Bruxa: mas você está sendo muito bonzinho, Gnomo Azul... Aquele gnomo é mesmo um cogumelo sem bolinhas, que daria um toque a mais na minha sopa de aranhas...

Gnomo Rosado: podem falar o que quiserem, porque a melhor metáfora será sempre minha! Eu fui criado entre pés de morangos silvestres e sei o que é confundir uma Gnoma Amarela, chegando a chamá-la de Miolinho de Flor. Bem, e também sei o que é metaforizar a Bruxa – é só chamá-la de Verruga Murcha!

Madalena: criaturinhas... o BLOG Morango não abriria as telas sem vocês, mas, que tal esquecermos a teoria e irmos à prática? Primeiro você, Gno... Ararazul, depois, você...

Naquilo, o Gnomo Rosado sumiu e tornou a aparecer em momentâneos chips, trazendo um bolo recheado com morangos recém colhidos e educadamente ofereceu um pedaço a todos.

Gnomo Rosado: vamos selar um pacto cor-de-rosa! Comam minha torta de amor, porque metáforas, quase sempre vêm de frases sentimentais.


Beijinhos.

2 comentários:

  1. joesio disse...
    Lendo o seu outro site (o de Literatura), "he descubierto que a tu madre también le gusta la poesía, entonces estoy enviando un regalo para ella":

    CANCIÓN DE AMOR
    (Joésio Menezes)

    Soñé que en sus brazos estaba,
    Ganando sus besos, sus cariños,
    Y como un pequeñito niño
    Oía su voz que cantaba.

    El sonido de su voz hermosa
    Traía la esencia del amor...
    Dando un vivo y alegre color
    A mi vida, en adelante graciosa.

    La dulce melodia de su canción
    Invitaba a los pájaros a cantar...
    Y las mariposas empezaban a bailar
    Al compás de mi corazón.

    Enamorando a la pequeña flor,
    El colibri también bailaba
    Oyendo su voz que cantaba
    La dulce canción de amor.


    OBSESIÓN
    (Joésio Menezes)

    Eres tú, mi amada,
    La razón de mis fantasias,
    La razón de las agonias
    De mi vida angustiada.

    Eres tú, dulce hada
    Responsable por los dias
    Cargados de alegria,
    Por mi tan deseada.

    La dueña de mis sentimientos,
    La causa de mis pensamientos,
    Eres tú, mi dulce amada...

    Eres también, mi querida,
    La razón de mi vida
    Que sin ti no es nada.

    6:52 PM, Novembro 17, 2006

    ResponderExcluir
  2. joesio disse...
    Encontrei esse blog no site Contos & Poesias e resolvi visitá-lo. Não foi em vão que Hilda relacionou-o na sua lista. Ele realmente é FANTÁSTICO!... Lendo o seu perfil, notei que temos algo em comum: ambos somos formados em Letras e temos uma paixão pela literatura, em especial pela Poesia. Recentemente publiquei também alguma coisa sobre METÁFORA. Busco, nesse trabalho, mesclar trabalhos de minha autoria e da autoria de pessoas já renomadas e de outras que estão em busca do seu espaço. E assim vou alimentando o PORTAL DA POESIA (www.joesio.blogspot.com). Aguardo a sua visita, assim que lhe sobrar um tempo, é claro!

    10:22 PM, Novembro 16, 2006

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...