sábado, janeiro 27, 2007

Direção defensiva & primeiros socorros

Magalena: nesta semana eu tive o prazer de participar de um dos cursos mais dinâmicos e instrutivos sobre direção defensiva e primeiros socorros, ministrado pelo professor e instrutor técnico do DETRAN de São Paulo, Carlos Ramos Filho, na escola Cultura - Centro de Formação de Condutores na zona norte da cidade e...

Bruxa: ah, mas você, dona Maria Madalena ou como é conhecida pelas criaturas do blog Morango: Magalena, reclamou muito antes de fazer o tal curso! Pensa que eu não vi, mesmo de dentro do seu computador?

Gnomo Rosado: claro que a Magalena resmungou e ela até disse que em muitos anos de habilitação só tinha uma multa! Mas não precisa descobrir-lhe o segredo em público, dona Bruxa!

Magalena: bah, a Bruxa tem razão, mas confesso que ao entrar na sala de aula nesta segunda-feira, senti uma energia maravilhosa que emanava do nobre professor e dos alunos! Está certo que eu cheguei atrasada como sempre faço e fiquei constrangida ao entrar, mas isso já sei que não tem jeito... Talvez seja por isso que me chamam de Magdatuga ao volante... E depois quando o Prof. Ramos disse que muitos subiam a escadaria que dá para a sala de aula bufando e dizendo que sabiam de tudo, pois tinham x anos de direção, eu ri por dentro. Eu não fiz isso não! Mas achava o curso desnecessário... Até que o Prof. Ramos perguntou qual era o significado de uma placa amarela quadrada e eu tive certeza de que estava no lugar certo, porque não sabia a resposta!

Fantasia: mas diga, Magalena, porque eu me interesso muito pelo tema. Você sabe, sou a dona Fantasia, principal zeladora dos sonhos das pessoas! E a direção defensiva é muitas vezes a responsável por proteger não somente as vidas, mas os sonhos de uma vida inteira de alguém. Então, pergunto-lhe, quais são os elementos da direção defensiva?

Duende Lilás: eu sei!!!! Conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade! Lá na terra das criaturas fantásticas, nós usamos morangos voadores, mas dá na mesma, porque os gnomos desavisados batem as frutas do mesmo jeito e o líquido vermelho escorre pela terra... Snif snif.

Magalena: pelo visto, vocês todos, queridos seres fantásticos me acompanharam no curso. A placa de advertência vermelha "Pare" não funciona quando se trata de a fantasia saltar para a realidade das ruas paulistanas.

Gnomo Rosado: mais ou menos, Magalena, porque eu ouvi quando o Prof. Ramos disse que muitas pessoas dirigem estressadas e xingam os outros por qualquer coisinha. Sei que em meus duzentos aninhos ainda sou criança e rosado, mas nunca atirei morangos na cabeça da Bruxa mal-educada do blog!

Bruxa: quem disse, seu Rosado horroroso e sem verrugas, que não sou educada? Antes de influenciar as pessoas a ultrapassarem a latinha de cerveja eu os alerto só por uma vez, que essa quantidade já está fora da lei e que agora o tal teste do "bafômetro" é obrigatório! Aí, eu mostro para eles a placa da "morte". Aquela que muitos vêem antes de morrer numa curva.

E o Gnomo Rosado tremendo de medo, arriscou-se a perguntar:

Gnomo Rosado: que placa é essa, dona Bruxa?

Bruxa: a amarelinha de advertência, de curva acentuada à esquerda/direita numa rodovia, onde o motorista deverá reduzir para a velocidade segura de no máximo 60 Km/h e livrar-se de entrar na força centrífuga, que fatalmente o tirará da pista... Talvez para um abismo ou coisa pior. Aí, se ainda tiver jeito de sobreviver - ótimo! O problema é que se alguém não souber sobre os primeiros socorros enquanto o resgate não chega: ¡adiós muchachos!

Magalena: eu, hein? Por isso prestei atenção quando o Prof. Ramos contou-nos aquelas histórias que nos fez rir e chorar ao mesmo tempo, enquanto aprendíamos a quem sabe um dia, salvar alguém, mesmo que não seja propriamente nas ruas ou rodovias da vida. Agora já sei como desobstruir as vias aéreas de alguém que tenha engolido um morango sem mastigar; ou ressuscitar uma fada que tenha machucado as asinhas e esteja com problemas de parada cardiorrespiratória.

Magalena e todas as criaturas do blog Morango: Obrigado Prof. Ramos!


Platinho: meus amigos, sejam pelo menos um pouquinho filósofos, assim como eu, modéstia a parte, e reciclem seus conhecimentos! Lembrem-se de que as leis de trânsito mudaram em 1998 e há vários detalhes que vocês não sabem ou se esqueceram. E depois há as penalidades, assim como as multas, o recolhimento da carteira de habilitação, entre outras que não valem o sofrimento. Por isso defendam o seu sonho de viver bem! Recomendo a literatura do trânsito!!

Beijinhos.

2 comentários:

  1. Olá Madalena!
    Li seus comentários no "A página branca" e resolvi passar para uma rápida visita.
    Adorei. Voltarei com mais calma em breve.
    beijos e parabéns
    www.condbarral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Madalena!
    Quase não acreditei quando me falaram que você havia feito um comentário sobre meu livro. Fiquei muito feliz ao ler. Muito obrigada, de coração!
    Por favor, entre em contato comigo através do telefone (11) 4123-3067. Terei imenso prazer em falar com você. Até porque, li o que você escrve e fiquei muito entusiasmada. Parabéns! Você é muito especial!
    Um beijo carinhoso,
    Sonia Belloto

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...