quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Blogs e sites culturabelíssimos - II

Continuar falando dos amigos e da literatura culturabelíssima - II (viram só que baita neologismo?) é uma forma de agradecer aos escritores e poetas maravilhosos que eu conheço a cada dia no mundo Web. Às vezes troco um livro de um escritor consagrado por esses escritores encantadores que ainda são desconhecidos do grande público, mas que estão tomando conta dos corações dos leitores virtuais.

OBS.: para conhecer os homenageados em “Blogs e sites culturabelíssimos – I”, clique no arquivo do blog, em janeiro!

ANA GUIMARÃES»
Site no Jornal de Poesia, da psicanalista, escritora e poetisa contemporânea ANA GUIMARÃES, do Rio de Janeiro. Escreve em vários e importantes portais de literatura, assim como o site Cronópios », o site Ver-O-poema », Ponto de Vista Literatura », Blocos », Garganta da Serpente » e outros mais onde é convidada a participar. Sua presença viva na literatura faz o público leitor, inclusive o mais exigente, refletir sobre a diversidade de temas de seus textos, sempre profundos, que a Ana enriquece com seu vasto conhecimento literário, obtido em seu gosto pela leitura desde tenra idade.

Gnomo Azul: eu, o gnomo mais sério e compenetrado do blog Morango, sou seu mais assíduo leitor! Ah, certa vez, a Ana me emocionou com sua crônica “Ago”, onde ela falava de seu cachorrinho de estimação (vocês podem conferir na coluna dela, no fórum Nova Literatura, ali na coluna Literapura »).

Bruxa: hehehehehe. A Ana gosta muito de falar sobre o Guimarães Rosa e seus neologismos perfeitos e blábláblá. O que ela não sabe é que eu, snif, sempre quis confundir o Guimarães Rosa e fazê-lo errar com as palavras, mas o danado do escritor fazia dos aparentes erros... Acertos! A Ana faz melhor ainda. Bah!!! Mas um dia eu confundo esses “Guimarães”– hehehehehe!

Fantasia: o que é isso, Bruxa Uva Passa? A Ana é uma de minhas melhores aliadas.

Blog da escritora ANA RODRIGUES, do Rio de Janeiro, com fantásticas dicas e resenhas de livros. A melhor página de sugestões para leitura da internet, que divulga com talento a cultura literária!

Fada Margarida: até hoje estou em estado de fada, com o próprio miolo dourado, afinal, sou delicada margarida. Isso aconteceu logo depois que li a dica sobre uma das grandes descobertas da Ana Rodrigues: uma autora francesa que me conquistou: Anna Gavalda!

Platinho: então, se vocês lessem sobre o trabalho da escritora neozelandesa Juliet Marillier... Ah, filosofia feminina!

Duende Lilás: vocês não estão um pouquinho desatualizados, não????!!! Essas dicas de livros são do ano passado...

Fantasia: claro que não, criaturinha lilás e enxerida! A Ana Rodrigues tem um blog precioso. Os livros não têm idade, e em seu blog, até as postagens mais antigas são atuais, assim como um verdadeiro manual para consulta de bons livros.

VERSO E FLOR
Blog da escritora e poetisa contemporânea, amiga da literatura fantástica e da magia de todas as letras, LU CAVICHIOLI, de São Paulo. É escritora de longa data da Ponto de Vista Literatura», onde brinda seus leitores com suas histórias encantadas.

Fantasia: e aquele conto que eu uso como exemplo nas aulas de sonhos! Ah, estou falando da história da lágrima mágica da princesa à beira do lago... E de todas as outras que levam o leitor à possibilidade de viajar pelas estrelas!

Gnomo Rosado: eu adoro a Lu. Ela sempre fala de nós: criaturas das lendas esquecidas no fundo da imaginação. E ela também é romântica, com poesias borbulhantes e beijos com glacê! Então, quem sabe a Lu também não me adota e me alimenta com poesias sabor morango? Cada vez que alguém fala de morangos, eu cresço um nano milímetro... Oh, tenho que esperar cem anos para alcançar mais um centímetro, snif.

Bruxa: seu Rosadinho desbotado – deixe que com a Lu eu me entendo... Lu, Cavichioli, se eu fosse você, mandava todas as belas fadas dos seus textos embora e colocava em seu lugar bruxas feias e interessantes como eu!

PALAVREAR
Blog do professor universitário, publicitário, escritor e poeta contemporâneo, ROBERTO MALACRIDA, de São Paulo. Compõe letras inteligentes e atuais, que faz girar, melhor dizendo: pensar em diversos temas no olhar atento de seus leitores. É escritor da Ponto de Vista Literatura», onde mantém uma coluna “Memorial do tempo perdido”» muito interessante sobre curiosas e históricas situações brasileiras e paulistanas.

Platinho: ah, certa vez ele disse algo, que me faz filosofar debaixo da garoa... Eu guardei para a posteridade e como bom filosofinho, compartilho agora com a humanidade que lê o blog Morango:

“Sabe, estou quase saindo de São Paulo para morar em São Paulo....
Sou fissurado por esta cidade, espelho da grandeza deste país que
não dorme em berço esplêndido, antes acorda todas as manhãs brincando
com raios de sol.” Roberto Malacrida.

Fantasia: e como bom publicitário é amigo da imaginação e por feliz conseqüência: dos sonhos que têm tudo para ser realidade!

Magalena: eu quero falar de muitos outros blogs e sites culturabelíssimos, mas felizmente, como a lista é imensa, eu estou fazendo-o aos poucos. Por isso, todos os meses eu dedicarei uma postagem aos escritores e poetas dos quais sou fã. Para não ser injusta com outros que ainda não foram destacados, estou sorteando os nomes...
Bruxa: e vocês acreditam nisso?? Vai ver que ela põe em destaque aqueles que ela mais gosta e...

Magalena: schhhhh, sua Bruxa Uva Passa! Você estava tão ocupada roendo patas de sapo fritas e contando suas verrugas, que não viu quando o Gnomo Rosado me ajudou com o sorteio.

Platinho: ah, essas criaturas fantásticas falam sem pensar... Por falar nisso, a Magalena me confidenciou que em breve falará do blog do IDICBR», o melhor blog de dicas sobre computação e internet! Esse sim é um pensador.

Beijinhos.

5 comentários:

  1. Olaa!!!
    esse foi realmente um post grande hein?! ;)

    Estou comentando paradizer que melhorou bem o template com as dicas que o Ró te deu, ficou mais organizado. Gostei.

    AAh, você colocou o Snap né? Esse sistema é bem legal.

    Parabéns pelo empenho. Assim seu blog fica cada vez melhor.

    Se não nos virmos amanhã, feliz aniversáro!!! Beijão, amo-te!

    ResponderExcluir
  2. Maga de todas as fantasias, que linda homenagem você deixou aqui. Estou meio sem palavras pra dizer o quanto fiquei emocionada com seu carinho.

    Acabei de falar com a Fantasia e o Gnomo Rosado, e eles me pediram pra envia o conto A Lágrima da Ninfa, pois querem guardar de recordação. Enquanto a bruxa verruguenta ficou morrendo de inveja. Ahahah!!
    Um beijo imenso em ti, querida, por esta homenagem a nós, seus amigos das letras.

    ResponderExcluir
  3. Madalena querida! Como te agradecer? Que emoção! Adorei a
    homenagem, obrigada.
    Um beijo grande pra ti, pro Gnomo Azul (diga a ele que até hoje choro quando leio essa crônica, Ago), pra Bruxa (reconheço que às vezes ela "se dá bem", viu? Outro dia mesmo eu cometi um erro gravíssimo: tinha escrito "la PETIT mort", no Protagonista I, e nem me dei conta. Foi a bruxa agindo, Madalena, segura essa peste aí!), pra Fantasia:
    dessa, quero sempre ser amiga. Como de você.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. O DUENDE LILÁS, acabrunhado, observa tudo: "Nada falarei... O professor Joésio disse que iria castigar-me caso eu me intrometesse novamente nos assuntos alheios. Disse-me ele que só devo falar se alguém me pedir alguma opinião."

    ResponderExcluir
  5. Querida Madalena,

    Muito obrigado pela distinção.
    Sinto-me honrado em compartilhar com todos estes grandes
    escritores, este espaço no seu fantástico blog morango.

    Estou muito comprometido com trabalho neste início
    de ano, por isso não tenho entrado no NL nem postado
    no meu Blog.

    Mas gostaria de vê-la lá, com seus comentários sobre
    o material que já existe.

    Grande beijo.

    Prof. Roberto Malacrida
    rmalacrida@superig.com.br

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...