sábado, março 24, 2007

Blogs e sites culturabelíssimos - III


Uma força maior que a própria literatura vem do átomo primevo das letras, e me faz continuar falando dos amigos e da literatura culturabelíssima - III, como forma de agradecer aos escritores e poetas maravilhosos que eu conheço a cada dia no mundo Web. Muitas vezes um livro de um escritor consagrado perde para esses escritores encantadores que ainda são desconhecidos do grande público, mas que estão tomando conta das mentes providas de corações dos leitores virtuais.


“LIVRI” - O LIVRO LIVRE NA INTERNET»
Blogs do escritor AGUINALDO ARAÚJO RAMOS, do Rio de Janeiro. Foi repórter fotográfico, é escritor e idealizador do “livri” (o livro livre na internet): blogs com características de livros, ilustrados e com surpreendente conteúdo em prosa & poesia.
Vencedor do Prêmio Teixeira e Souza de Literatura em março/2007, na categoria CONTO, promovida pela UVA - Universidade Veiga de Almeida de Cabo Frio - RJ, com o texto "O Filho do Pescador da Ilha do Cabo Quente"; finalista do Prêmio SESC/2005 de Literatura na categoria romance e finalista do concurso Contos do Rio de O Globo/2006.
Em seus textos, ele escreve tecendo os sutis elos de ouro que unem o leitor ao autor, bem no ponto em que promovem a identidade do conteúdo em ambos. Confira seus “livris” de sucesso em: http://www.livri.blogspot.com, apresentando: Pão de Açúcar Tempo Todo / A Paixão Dança / Santa Teresa dos Detalhes / Três Contos de Futebol e o mais recente: Dois Contos Meio Amorosos»


Moscatela Roxa (a aprendiz de feiticeira):
eu gostei de todos, mas... “A Paixão Dança” me levou à poesia dançarina em sua contemporaneidade. Aos 350 anos sou a bruxinha mais atual do planeta lilás – tanto assim que ao ler as poesias do Aguinaldo eu me vi dançando em seu livri.

Duende Lilás: minha bela Moscatela! Você gostou tanto do escritor, que pintou de lilás o planeta azul... E eu gostei! É isso que dá quando um fotógrafo decide escrever. Eu, que sou o duende mais enxerido do blog Morango, não resisti e fui visitar os “Três Contos de Futebol”. Me senti dentro do estádio do Morumbi antes de ser construído, quando eu e meus amigos duendes jogávamos futebol entre as árvores com carocinhos de abacate... O futebol do Aguinaldo despertou-me a nostalgia lilás!

Sereia Algalinda: ah, e agora, logo depois que a Magalena publicou esta postagem o escritor Aguinaldo venceu em primeiro lugar o importante prêmio da UVA - Universidade Veiga de Almeida (acima) com um conto de pescadores! E vocês sabem, queridos leitores, que eu só "dou o mar da minha graça" quando se fala do oceano! Hum, acho que ele ouviu meu canto e venceu , porque falou sobre os verdadeiros peixes da água salgada e seus misteriosos arcanos.


LUA DE PEDRA »
Blog da escritora e poetisa LUISA MOTA, da cidade do Porto, em Portugal, que leva o leitor a redescobrir o mundo encantado dos próprios sonhos - e o melhor para definir esta poetisa do mar e das estrelas são seus versos: “palavras são velas / promessas verbais, sentidos alados / se naufragam à mão aberta /do verso temporal /aprendem a respirar alento /debaixo das quedas d’água.” Confira o encanto da poetisa lusitana em seu blog» e em sua coluna Os Sentidos da lua de Pedra», no Nova Literatura.

Fada Margarida: eu conheço essa fadinha, pois em sua delicadeza de escrita, ela me faz viver em seus versos! E sabem de uma coisinha?? Quando estive em Portugal, onde se deu a última reunião das criaturas fantásticas do mar e da terra eu a conheci. Ela não me viu, mas intuiu... Por isso seus versos brilham ainda mais com meu pó encantado!

Bruxa Uva: bah, já que fala de “encantos”... Porque não anunciar os meus? Afinal eu sou a legítima representante da beleza em mil e uma verrugas mágicas graciosamente espalhadas pelas orelhas e nariz...


PENA & POESIA »
Blog do escritor de Goiânia, LUIZ DE AQUINO, onde publica crônicas
e algumas poesias que nos contam sobre as oscilações da sociedade e toda a poesia que ainda vive nesse meio. Confira a palavra sábia e sempre bem informada de um dos blogueiros mais lidos do mundo Web!

Gnomo Rosado: ai, ai, uma de suas últimas crônica: “Faces da violência”, me fez pensar em como é importante estar atento à minha plantação de morangos e pedir sempre ao Grande Gnomo Vermelho e Radiante de Luz que nos livre de todo mal.

Platinho: esse é dos meus! Em suas crônicas, a filosofia da sociedade desde sua sábia visão de escritor torna a leitura útil e agradável.

Beijinhos.

2 comentários:

  1. Minha querida Madalena,


    Só tu para surpreenderes os teus amigos com presentes assim. Muito me encanta esta homenagem, que por ser tão singela e preciosa, vou guardá-la para sempre no meu coração.

    A fadinha agradece o carinho. Bem hajas!!!

    1 Bj*
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. madalena,
    muito bom o teu blog
    voltarei sempre agora que achei
    o caminho
    grande abraço

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...