sábado, setembro 29, 2007

Blogs e sites culturabelíssimos – VIII


Magalena: a literatura que descubro no cotidiano da internet me surpreende de várias formas. Eu gostaria de falar um pouco de cada site/blog dos escritores novos, dos quais alguns eu já conheço há algum tempo, e que em matéria de qualidade igualam-se ou até suplantam os escritores consagrados. E como os livros ainda são artigos de luxo para a população de modo geral, vou à caça dos tesouros na internet, assim como o fazem inúmeros leitores.

LUA DE PEDRA »
Blog da escritora e poetisa LUISA MOTA, da cidade do Porto, em Portugal, que leva o leitor a redescobrir o mundo encantado dos próprios sonhos - e o melhor para definir esta fada do mar e das estrelas são seus versos: “palavras são velas / promessas verbais, sentidos alados / se naufragam à mão aberta /do verso temporal /aprendem a respirar alento /debaixo das quedas d’água.” Confira o encanto da nossa querida Luisa, que por onde passa conquista o leitor, em seu blog, acima, no espaço Globoonliners.

Dona Fantasia: eu conheço a Luisa, pois em sua delicadeza de escrita, ela me faz viver em seus versos! Quando estive em Portugal, onde se deu a última reunião das criaturas fantásticas do mar e da terra eu a conheci. Ela estava à beira do mar brincando com um golfinho, que lhe mostrava sua poesia marinha.

Bruxauva: oh, o que mais posso dizer, se a Fantasia exibida já falou tudo... Exceto que: às vezes eu apareço voando com a lua cheia ao fundo! E posso lhes garantir que a lua é feita de queijo e não de pedra, como diz a Luisa...

FOLHA A4»
Blog do escritor do Rio de Janeiro, LUIZ SANTANA, onde publica contos dos quais me tornei fã. Seu estilo original tende a prender o leitor até o final do texto, onde habilidosamente abre o leque de interpretações levando o leitor a imaginar determinada situação. Mas, o Luiz sempre reserva um final inesperado. Fico imaginando o dia em que o Luiz finalizar com algo esperado... Aí a surpresa, de certa forma, vai continuar ativa! Confira a excelente prosa do Luiz no espaço Globoonliners em seu blog»

Salamandrita: esse é dos meus favoritos! Me faz exercitar o fogo da mente, levando-me a imaginar a cena da história de forma nítida. Ou seja, a chama permanece acesa, com o interesse crescente no desenvolvimento da prosa!

Bruxauva: hehehe! Eu também apareço de vez em quando no blog do Luiz para ler suas histórias e espetar-lhe as idéias com patinhas de sapos, para que escreva também algo sobre contos de terror... Ele foi único que descobriu meu lindo sobrenome secular: Bruxauva Passa. Hehehe! Ele conquistou minha bruxisse...

CRONOPINHOS»
Site de literatura infanto-juvenil de PIPOL e EDSON CRUZ, de São Paulo, proprietários do site Cronópios» e agora também da TV Cronópios! Um site completo para as crianças de todas as idades, com entrevistas de escritores infanto-juvenis, portfólios de artistas do gênero, poesias e contos de excelente qualidade! Há também contos falados para as crianças que ainda não sabem ler, ou para aquelas que gostam mais de ouvir, na voz do escritor Cláudio Rodrigues, assim como “Maria do Céu” e “O menino passarinho”. Eu também tenho o privilégio de estar lá entre esses escritores maravilhosos, com meus contos “A aventura das horas”» e “Fantásticas bananas”». Eu classifico o Cronopinhos como um site completo, no gênero, pois até a ilustração do Pipol é original e graciosa!

Fada Margarida: ah, a magia nesse site flui a cada nova publicação. A turma infanto-juvenil e os adultos, que trazem intacta sua criança interior, têm no Cronopinhos um lugar especialmente bonito, divertido e culto para suas leituras preferidas.

Bruxauva: ah, eu adoro crianças. Hehehehe! Afinal se eu não existisse, não haveria fadas abobalhadas... As crianças gostam de me ver nas histórias – minha bela feiúra verruguenta é uma as marcas registradas da importância das bruxas. O problema, oh, é que as bruxinhas andam meio esquecidas no Cronopinhos... Snif.

Beijinhos culturabelíssimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...