terça-feira, novembro 27, 2007

O pintor de retratos – resenha de livro

Resenha do livro “O Pintor de Retratos”
Autor: Luiz Antonio de Assis Brasil
Editora L&PM
“O romance do ano/2001”, vencedor do prêmio Machado de Assis, pela Fundação Biblioteca Nacional.

Esta obra narra as aventuras de Sandro Lanari, um pintor de retratos italiano do século XIX. Em busca de fama em Paris, ele precisa trabalhar em funções inferiores por causa do avanço da fotografia, que estava tirando o emprego dos pintores. Contrariado porque as pessoas adotaram as fotos em substituição às pinturas, que para ele registravam também a alma dos retratados, o pintor acaba fascinado ao ver uma foto da atriz Sarah Bernhardt, no ateliê do fotógrafo parisiense Nadar. Querendo ganhar a vida muda-se para o sul do Brasil, onde a fotografia ainda não havia chegado e se torna o pintor favorito dos grandes fazendeiros. Quando começa a revolução gaúcha é chamado para fotografar as batalhas e abandona a pintura, após ter captado numa foto o momento em que um homem é degolado... Então, rende-se à arte que tanto execrara sendo um fotógrafo bem sucedido, sempre em busca de uma foto melhor de a que viu em Paris, mas mantendo sempre como seu trunfo a foto da morte (o degolado) bem guardada num cofre. Mais tarde, Sandro Lanari retorna à Europa e pede a Nadar que o fotografe, depois, mostra-lhe "o degolado" chocando o velho fotógrafo, que acusa Lanari de bárbaro sem alma. Lanari volta ao Brasil e joga pela janela do trem, aos pedaços, a foto que Nadar tirara dele, afirmando que ele não precisava mais da aprovação e nem das fotos do velho parisiense, afinal, ele, Sandro Lanari, fotografara a verdadeira face da morte com ou sem alma. No outro dia, alguns meninos recolheram as partes até que chegaram à conclusão de que era a foto de um homem aos pedaços...


Magalena: o romance mostra a tecnologia devorando profissões antigas e a forçosa adaptação do homem às novidades do trabalho, onde a alma invariavelmente também passa por profundas transformações, adaptando sentimentos às novas situações. O livro atenta para o fato de pessoas que insistem em seguir o modelo de outros para progredir, sem parar para pensar que o verdadeiro modelo está dentro delas mesmas, bastando para isso despertá-lo, mesmo que seja aos pedaços e não seja da forma como acham que devia ser. Algumas se adaptam por fora e outras, nunca mudam por dentro, apenas fingem fazê-lo, limitando-se a fotografar...

Gnomo Rosado: ah, eu ainda sou novo aos duzentos e cinqüenta anos, afinal um gnomo vive infindáveis anos... Não posso dizer até quando, pois isso é segredo do mundo da fantasia. Mas, posso afirmar que ao nascer, meus pais pintaram meu retrato e depois me fotografaram! Adoro ambas as obras de arte!!! Pode-se abraçar a tecnologia e continuar valorizando o artesão. Será que por isso mereço morangos com chantili?

Bruxauva: bah, eu já perdi a conta de quantas vezes fui pintada por Leonardo da Vinci, Picasso, etc. Os renomados pintores ficaram tão encantados com minha singular figura que depois de mim se inspiraram para pintar a Mona Lisa e a Guernica...


Link: http://laab.com.br site oficial do escritor - prof. Luiz Antonio de Assis Brasil.

Beijinhos

10 comentários:

  1. Gostei do teu blog mesmo...sempre uma grande novidade e dicas!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Madalena... Passando por aqui no meio da tarde para saber-te e olha o que fizestes: seus dizeres me deixou com vontade de ler o livro. Vou seguir de encontro a ele ainda hoje.
    Hei, invejei-te (no bom sentido, é claro). A lua estava linda e eu resolvi escrever um conto infantil. É a primeira vez que faço isso, então, como você tem uma sutileza mágica e maravilhosa nesse sentido, aguardo sua opinião.
    Fui conhecer a revista que citou no outro post, sai sem comentar (coisa feia) mas gostei do novo projeto.
    Beijos meus e espero que a chuva apareça no final de tarde de forma suave e branda para levar um abraço meu. Se não vier a chuva, espero que o vento o faça.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Só deixar uma saudação, e desejar que a felicidade ande por aí.
    Fica bem.
    Manuel

    ResponderExcluir
  4. Esse blog é um brinde em literatura!

    Amo suas dicas, seus comentários, sua ótica.

    Não conhecia o trabalho de Sandro Lanari. Não de nome, pelo menos.

    Não tenho tido muito tempo pra livros fora dos didáticos-profissionais. Mas, sempre anoto as dicas interessantes que os amigos dão. Gosto muito de ler! (;

    Tem meme pra você no meu blog. Pega quando der, tá? (;

    Beijos, moranguinha.

    ResponderExcluir
  5. Tita, obrigada querida! E eu estou adorando seu blog fantástico de terror & mistério mais a ternura do blog dedicado ao seu filhinho lindo.

    Lunna, que notícia maravilhosa!! Fui conhecer seu conto infantil e encantei-me com seu estilo de reviver a fantasia > algo que é meu objetivo neste planetinha azul - parabéns! Não se preocupe em deixar comentários na revista (não há espaço para comentários, por enquanto) - fique a vontade e sinta-se livre para conhecer minhas indicações, pois, sua vida de grande divulgadora e amiga da literatura não deve lhe deixar muito tempo. Beijos e muito obrigada!

    Manuel, recebi o abraço afetuoso de Portugal!! Obrigada amigo e poeta de lindo blog "De-propósito". Beijos.

    Paula, imagine linda, seu olhar de leitora querida é que vêem o Morango assim! Eu e as criaturas lhe agradecemos o carinho. O livro sobre Sandro Lanari, personagem do Luiz Brasil é uma aula sobre como escrever romances. Assisti uma palestra dele no Itaú Cultural (já faz algum tempo) e adorei!!!! Beijos e vou ao teu blog.

    ResponderExcluir
  6. Madalena, adorei a resenha da bela obra sobre o pintor de retratos.Singularmente, a História da Arte registra o impacto da fotografia sobre a pintura de retratos no séc.XIX. O livro é interessantíssimo e nos desperta para sua leitura. Maravilhoso também os comentários de suas criaturinhas mágicas. Adorei a Bruxauva...que magia poetisa! Um grande beijo, lilian

    ResponderExcluir
  7. Antonio Manoel Abreu Sardenberg comenta:Minha querida amiga e grande poetisa Madalena Barranco. Estou aqui par dar um passeio gostoso pela sua linda casa. O seu espaço cultural é magnífico. Você através desse blog presta um relevante serviço ao mundo virtual, colocando à disposição dos leitores internautas um trabalho de excelência e extremo bom gosto. Um abraço carinhoso - Sardenberg

    ResponderExcluir
  8. Lilian, linda poetisa da natureza da vida!!! Sua visita deixou os habitantes do blog alvoroçados e desse jeito você pode até conquistar a Bruxauva, que é magia dura de roer - hehehe! Beijos e obrigada.

    Antônio, sua visita é sempre bem-vinda! É muito bom receber uma mensagem de quem se é fã, assim como eu sou do seu maravilhoso sie Alma de Poeta. Obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Madalena,

    Advinha qual escritor acaba de ganhar a I Copa de Literatura Brasileira? É, ele mesmo, só que com outro livro. E eu tive a felicidade de votar no ganhador.

    Confira o resultado clicando aqui.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jefferson! Nossa, que notícia legal!!! O Luiz Antonio Brasil merece o prêmio. Pena que eu não sabia da Copa senão com certeza também teria votado nele. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...