sábado, abril 19, 2008

Dia do Planeta Terra – blogagem coletiva do Calendário Verde, e sobre o Dia Nacional do Livro Infantil, entre outros morangos...


Fundo da imagem copiada do site do Calendário Verde Faça a sua parte, destinada à blogagem coletiva do Dia da Terra.
Para acessar todos os blogs participantes e ler suas postagens,
clique aqui > e aproveite para ajudar também com uma postagem em seu bloguinho!

TROVA DA TERRA

Dama vestida de Terra
olhos de azul atmosfera,
traz sua pérola humana
em erupção sobre o peito.

Madalena Barranco
Da série: Trovas do sistema planetário
Registro da FBN/EDA


Moscatela Roxa: minha mestra Bruxauva, que tem mais de mil anos, costuma dizer que o Universo é incomensurável e que apenas existe um planeta chamado Terra entre indefinido número de galáxias. Há mundos cor-de-rosa, dourados, com seres super evoluídos moral e tecnologicamente; assim como também há mundos cinzentos, brrrrrrr, mundos que ainda vivem no tempo das cavernas, brrrrrr, e outros mais. Porém, a Terra é única! Será que seus habitantes têm consciência plena desse fato? Que tal cuidar melhor de nossa casa redonda pintada de azul?

Duende Lilás: por isso, depois que eu conheci minha doce Moscatela e me apaixonei por ela, eu me mudei do blog Portal da Poesia, do meu querido professor Joésio Menezes para o Letras de Morango. Primeiro, os habitantes e principalmente a Bruxauva, me rejeitaram – snif – e até fui atacado por patas secas e ossudas de sapos cinzentos no traseiro... Mas depois, eu fui ficando até conquistar os habitantes deste planeta cor-de-rosa...

Bruxauva: você, além de lilasento é enxerido!! Virou a cabeça de minha aprendiz de feiticeira Moscatela de tal forma, que agora ela gosta mais dos planetas rosados do que dos cinzentos... Ai, ai, o amor é poderoso! Por falar nisso, cadê meu mago Laranjada?


Platinho: ora dona Bruxauva, o Laranjada deve estar pregando a paz e a preservação da Terra pela redondinha blogosfera! Vamos então filosofar sobre o dia 18 de abril, onde comemorou-se um dos dias mais importantes da literatura: O Dia Nacional do Livro Infantil! Afinal, uma criança sem livros é um adulto sem boas idéias... A Magalena escreveu um conto delicioso “A Biblioteca Mágica” para este dia tão especial, publicado no Leia Livro em 2007. Leiam aqui.

Duende Lilás: e ainda há algo muito importante para se dizer nesta semana: o dia 22 de abril também é a data oficial do Descobrimento do Brasil!! Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral aportava ao Brasil... Leia mais no artigo da Magalena, publicado no site Garganta da Serpente e saiba sobre o primeiro documento literário brasileiro: A carta de achamento do Brasil”. Clique aqui.

---> NOVIDADES DA MORANGUINHA (Magalena):

Mais uma resenha da
Magalena foi publicada no site LEIA LIVRO, de incentivo a leitura do Governo de São Paulo! E desta vez é de um jovem escritor de talento – por isso a turma das criaturas fantásticas deste blog Morango está radiante com a divulgação do querido Lucas Leão Alves, de 12 anos. Seu livro de ficção cientifica “PW – O Mundo Impossível” sugere o início de uma série de aventuras com o quarteto de amigos-heróis super poderosos, que desafiam as dimensões da vida como se conhece e convidam a conhecer o planeta PW. Parabéns Lucas!! Você conquistou a Magalena e a turma do Morango como seus fãs.
Clique aqui para ler a resenha.

A Magalena ficou muito feliz com a resposta do Lucas à sua resenha, a seguir:


Cara Madalena,
Foi um imenso prazer a esse escritor em início de carreira ler a sua enaltecedora resenha! Muito obrigado por todos os comentários, tanto os que estão neste e-mail quanto os que estão publicados no site Leia Livro. Sem dúvida, não posso sequer expressar o quanto estou grato. Com muito carinho,
Lucas Leão Alves.



A Magalena ganhou um selinho de amizade da Leonor Cordeiro, que possui vários blogs de literatura, sendo que a maior parte deles é voltado para as crianças, a começar pelo Mundo Encantado de Cecília Meireles. Eu deixo este selinho de presente para quem quiser capturá-lo:


A Magalena ganhou outro selinho fofo da querida amiga Ilaine Kunz, que encanta o leitor com sua arte de escrever crônicas em seu blog Baú de Espantos. Eu deixo todos meus amigos e leitores a vontade para copiar este selinho de amizade em seus blogs:


Beijinhos da Magalena


P.S.: este blog é semanal. Agradeço suas visitas que nutrem os campos de morangos com delicioso chantili! Eu e as criaturas fantásticas retornaremos suas mensagens com nosso especial carinho aos finais de semana. Obrigada!

20 comentários:

  1. Abril é o mês da conscientização sócio-ambiental.
    Água, Terra, Indígenas, Alfabetização.
    Que surjam os frutos dessas campanhas.
    Parabéns para Você e essas criaturas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga,

    Você é mesmo uma fada madrinha, tão linda...
    Mas olhas, este cantinho aqui é mesmo encantado.
    Adoro tudo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Maga, comecei a escrever um livro com estórias fantásticas e lembrei-me dos seus duendizinhos. É possível que apareça na história um único sábio que será da dinastia perdida dos duendes daquelas terras longínquas...
    Um beijo com saudades da Joice. Viva a Terra!!

    ResponderExcluir
  4. Luiz, querido amigo, suas palavras sempre me incentivam. A Terra merece nosso carinho e preservação. Beijos felizes.

    Bandeiras, você é que ajuda a encantar este canto. Hehehe! Beijos e obrigada.

    Joice, que notícia maravilhosa você me dá!!Boa sorte e que a inspiração lhe ilumine a mente e o coração para que seu livro fantástico floresça feliz e bem sucedido. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de postar sobre o Dia da Terra!

    ResponderExcluir
  6. Mada
    Pela nossa querida Terra devemos nos empenhar ao máximo, para sempre acertarmos em nossas ações e passarmos bons exemplos aos outros, nosso Planeta merece e as gerações futuras irão agradecer.
    Já peguei o selinho da Amizade para o meu Alecrim Dourado.
    Bjs,
    Denise BC

    ResponderExcluir
  7. Madá

    O planetinha precisa de ações. Mas as ações precisam de sonhos.

    Beijo
    do Marcos

    ResponderExcluir
  8. Hoje não me apetece comentar..., apetece-me apenas deliciar-me e guardar só para mim todas a sabedoria e as emoções que saltam doq ue tu escreves.

    Beijinhos e até breve.

    Egoísticamente (risos), Lyra

    ;O)

    ResponderExcluir
  9. Madalena,

    é sempre um prazer passar por este campo de morangos, e colher alguns, para alimentar nossos sonhos que nos permitirão exercitar nosso direito/dever de tentar salvar o planeta da lenta destruição. Os seres encantados que aqui habitam nos conferem força para nossos sonhos e alegria para nossos corações.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Tu cultivas o encanto...


    Total é a loucura do querer
    Breve é chama da doce paixão
    Total e insubmissa é a verdade
    Que emana do teu terno coração

    Sigo os passos da tua procura
    Queda-se teu corpo nu em melodia incompleta
    És instante da bondade dos Deuses
    O canto de uma ribeira que o sol desperta


    Uma mágica semana


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  11. Gostei da trova.
    Obrigado pela visita ao meu blog. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. É por essas e outras que o Letras de Morango é bastante freqüentado Além da Literatura, o seres fantásticos que aqui habitam também são "experts" em Ciência, História e Conhecimentos Gerais. E por falar em Conhecimentos, será que o Lilás conhece bem a Moscatela?... Parece-me que ele está apaixonadíssimo por ela!...
    Um forte abraço a todos, principalmente ao Lilás e à Fadinha Madá.

    ResponderExcluir
  13. Cláudio, fui conhecer seu blog e adorei. Parabéns!

    Queridos Denise & Marcos, vocês são o casal mais encantador que eu conheço e sempre têm uma palavra doce a favor da humanidade em todos os sentidos. Adoro vocês!! Beijos.

    Lyra querida, fico feliz em saber que a fantasia te alimenta. Beijos.

    Zeca, os campos de morangos sempre estão abertos para gente fofa como você. Obrigada! Beijos.

    Profeta querido, logo vou lhe visitar. beijos.

    Vieira - seu blog é poesia pura e cristalina. Eu adoro visitá-lo. Obrigada. Beijinhos também.

    Amigo Joésio, muito obrigada pelo apoio. lembra-se? Você foi o primeiro a comentar no letras de Morango e isso é histórico! Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  14. "Dama vestida de Terra
    olhos de azul atmosfera,
    traz sua pérola humana
    em erupção sobre o peito."

    Nada mais lindo e preciso poderia definir esse habitar que gira em torno de si. Seria a Terra uma narcisista nata? [risos]

    Fico feliz em ler sobre uma criança que cresce em vários sentidos em meio a tantas notícias de crianças-interrompidas, que assolam os jornais! Parabéns por SER INSpiração!!! (;

    Amei o selinho! Vou carregar para repassar lá no Maçã.

    Beijos, moranguinha.

    ResponderExcluir
  15. Oh, Paula, obrigada pelas suas palavras que me levam a pensar em uma Terra, sim, que poderia ser narcisista... Por que não? Afinal a Terra precisa se amar para se defender de seus habitantes. Adorei seu comentário. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Querida Madalena!

    Este espaço colorido é bem você: uma pessoa encantadora, com cestos e cestos cheinhos de carinho e de talento. Obrigada por poder fazer parte deste jardim e por tê-la como amiga.

    Linda poesia. Temos que cuidar desta dama: embalá-la e protegê-la.

    Mada, obrigada pela visita no baú.

    Fique bem, guria!

    Bj

    ResponderExcluir
  17. O planeta Terra é nossa "casa", nossa "mãe" é mais do que isso, é parte de nós! Temos em nossos genes, nossas células, nosso sangue ,partes que compõe a terra, ou seja ... somos apenas um.
    Cuidar bem da terra é cuidar de nós e nossos filhos!!!!
    Um grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  18. O que seria dese planeta não fosse Você magalena e suas criaturas fantásticas a florir e conscientizar a todos nós??
    Parabéns amiga querida por mais essa campanha.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. belos ensinamentos para conscientizar Madá! texto inteligente e as criaturinhas para abrilhantar!
    beijos meus

    ResponderExcluir
  20. Ilaine, o convite para a magia pessoal, abre-se pela porta da fantasia aos corações da humanidade. Todos pertencemos ao mesmo jardim. Obrigada, querida amiga.

    Olá Anderson, você está certo... Nossa Terra é nosso Lar. Muito obrigada pela visita. Seu blog Oxigenius é um ótimo lugar para tomar um "café virtual". Abraços.

    Rose,e você querida amiga, o que seria de nós sem a sabedoria das pétalas que vencem os espinhos todos os dias... Beijos e obrigada.

    Querida Letícia, eu e as criaturinhas somos suas fãs, principalmente do seu incrível blog "Terror Contado" e sua poesia original. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...