sábado, maio 31, 2008

A história do blog Flor de Morango & seus habitantes


Os morangos são agridoces, porque eles nascem de
uma flor branca desfraldada ao vento com o sol pulsátil ao centro.

Platinho: já que o assunto é história, a abertura do Morango de hoje cabe a mim. Atendendo ao pedido da nossa querida leitora e super blogueira Luma Rosa, do blog Luz de Luma, e de outros também queridíssimos leitores e amigos dos campos de morangos, falarei um pouco de como tudo começou. Eu e as demais personagens do blog fomos criadas pela Madalena Barranco, que aqui, em nosso mundo da fantasia é conhecida como Magalena Magdatuga. Aqui, a Magalena faz a fantasia acontecer e com a ajuda de todos os leitores e suas personagens, seu sonho mais precioso se realiza aos poucos: que é o resgate da magia pessoal! E eu, sou o filosofinho do blog... Ou seja, sua uma personagem-pessoa, assim como a Magalena e a Vaninha, inspirados no mundo real. Eu, Platinho, fui inspirado pelo amigo da Magalena, o filósofo e historiador Prof. Dr. Sílvio Medeiros, do blog Imprimis; já, a Vaninha, representa a querida amiga da Magalena, que é a humanista e escritora Vânia Moreira Diniz, do site Portal VMD e Espaço ECOS.

Sereia Algalinda: oh, como você fala menino!! Eu vim nadando sem parar pelas tubulações de água doce da cidade de São Paulo... Eca, prefiro a água salgada do meu mar, senão fico rouca e não consigo cantar... Eu não podia perder esta historinha, porque eu sou representante da água emocional! Eu e as demais personagens fazemos parte do time de personagens-criaturas. Cada um de nós representa determinados elementos da Mãe Natureza: água (euzinha); fogo: Salamandrita; terra: (gnomos Rosado, Azul, Verde, Amarelo e Branco); ar (fada Margarida).

Magalena: por isso meu & de todos vocês: Flor de Morango é mágico!!! Os leitores e amigos acabam participando da criação de alguns personagens e caracterísiticas do blog, e com isso emprestam-lhe seu encantamento pessoal. Por exemplo, quando eu mudei o nome do blog para Letras de Morango, vários amigos se sentiram chateados, segundo a Bruxauva me disse em surdina... Aí, eu fiz uma reunião com nossa gente morangolícia e decidimos plantar de novo nossa Flor de Morango nos “campos de morangos”. Esta é outra expressão que ficou para sempre, depois que nosso amigo querido Oliver Pickwick a inventou!! Obrigada Oliver – seu blog é O melhor blog sobre nada” e tem de tudo! Ah, e a palavra “moranguinha”?? Essa eu ganhei de presente da querida blogueira, escritora e psicóloga Paula Calixto, que agora eu carinhosamente chamo de dona maçãzinha, por causa de seu lindo blog “Maçã do Topo”, e também...

Bruxauva: claro, a bruxa sempre fica para o final! Eu, que sou a criatura mais importante do blog!!! Eu, meu desadorado mago Laranjada, minha aprendiz de feiticeira, a Moscatela Roxa, e o duende Lilás, fazemos parte da turma de personagens-bruxos & magos do Morango. Ah, há um importante detalhe a ser dito: o duende Lilás foi criado pelo querido amigo da Magalena o escritor Prof. Joésio Menezes, do lindo e poético blog Portal da Poesia. (Eca - eu fico maluquinha quando tenho que dizer a palavra "lindo"). O duende de olhinhos cinzas e apertados, enxeredíssimo por natureza, foi deixado embrulhado para presente em um pano mágico na porta do blog Morango. O duende Lilás gostou tanto daqui, que acabou ficando com sua madrinha Magalena... Tadinho dele...


Moscatela Roxa: mestra, a senhora disse mago “desodorante”?




Bruxauva: por isso você nunca alcançará meus delicados pés enverrugados e tratados com os melhores cremes de sapos... Você deve ter a cabeça obliterada pela tintura roxa... Eu disse “desadorado” – quer expressão melhor para definir minha milenária paixonite por ele?


Platinho: calma, dona bruxa, o dia dos Namorados ainda não chegou – hehehe! E para encerrar nossa historinha de hoje, a Magalena pediu para lhes dizer que seus personagens são partes integrantes de sua consciência e quiçá... Inconsciência. As personagens-criaturas, personagens-pessoas, personagens-bruxos & magos (comumente chamadas de “criaturas fantásticas”) da Magalena têm um pouco de sua alma profundamente ligada aos elementais da Natureza. As personagens sempre existiram dentro dela e apenas passaram a se mostrar através do blog Flor de Morango. Contudo, há uma personagem muuuito especial, que é a dona Maria Fantasia > aquela que é azul da cor do céu e vela pelos sonhos da humanidade... A Fantasia nunca foi criada porque já existia desde os primórdios do mundo... Ela aparece onde é sonhada e pelo visto adotou o Flor de Morango.

Bruxauva: blá, blá blá, e você não disse o principal. Por que “Flor de Morango”? Quieto, seu filosofinho sem graça – agora EU revelarei o segredo... Afinal, morangos são corações agridoces assim como os de vocês...



-->NOVIDADES DA MORANGUINHA (Magalena):

A Magalena recebeu um comentário na postagem anterior, do querido leitor e amigo virtual Zeca, que a deixou sorrindo de orelha a orelha: belas palavras sobre as criaturas fantásticas do Morango! Depois dessa o Zeca merece morangos com chantili!! E todos os leitopres também, porque aqui no Morango, ninguém fica sem ganhar doces naturais. Confiram a seguir:

Zeca
disse...

Parabenizo a Magalena por ter deixado a postagem nas mãos dos gnomos, pois eles realmente sabem das coisas. Como habitante de um paraiso tropical envolvido pelo abraço acolhedor e aconchegante da Mata Atlântica, junto minha voz à do Gnomo Rosado, pedindo a conscientização urgente das pessoas na luta pela salvação do nosso planeta. Com o Gnomo Verde, brado aos quatro cantos para que replantem o verde retirado de nossas matas. E dou toda razão ao Duende Lilás. Afinal, sem o abrigo de uma árvore, a refrescância da água cristalina, a força da terra que nos sustenta e a carícia de uma lufada de ar, não há vida que resista. E até o amor dele com a Moscatela Roxa pode sofrer algum abalo. Mas deixo um alento à Bruxauva: brejos fazem parte da biodiversidade, embora sugira a ela que deixe os sapos em paz! Troque os batráquios por folhas caídas, pétalas de flores em processo de transformação, galhinhos soltos naturalmente das plantas e suas receitas ficarão infinitamente melhores. Até a próxima. Beijos a todos os seres dos Campos de Morangos.


A amiga querida da Magalena, a escritora Lunna Guedes, publicou em Nossa Via, considerações sobre a primeira carta escrita em solo brasileiro! A Magalena é apaixonada por esse assunto, inclusive ela também escreveu um texto sobre o primeiro momento literário brasileiro, já há algum tempo, publicado no site Garganta da Serpente.
Para ler o texto da Lunna: Clique aqui >

A resenha que a Magalena fez do livro “Meus Outros” de poesia e prosa poética da escritora Tere Tavares, originalmente publicada no site Leia Livro, também foi publicada no site “Sal da terra luz do mundo”, da jornalista Ana Lúcia Vasconcelos. Muito obrigada Ana!! A Tere Tavares merece a divulgação do seu livro e os leitores merecem ler essa jóia contemporânea.
Leia ou releia a resenha e visite o lindo site Sal da Terra: clique aqui >


--> NOTÍCIAS DA VANINHA (do Portal Vânia Moreira Diniz):

A Vaninha “não existe”... Quem disse que não? Ela existe SIM e faz parte dos corações de morango com chantili mais deliciosos do mundo da ternura... Agora, a Vaninha está agitando a parte de POESIA do Espaço ECOS. A Magalena foi convidada a ter seu poema “Deusa Diana” publicado nesse espaço tão especial, que promete crescer com a poesia feliz!

Visite o espaço de Poesia ECOS e clique nas letras para adentrar as páginas dos poetas. O espaço está no comecinho, mas já tem muita coisa bonita por lá!! A Magalena está na letra “M”: clique aqui >

A Vaninha gostaria de destacar a crônica escrita pela Vânia Moreira Diniz e sua irmã, a Cristina Moreira Safadi em homenagem ao aniversário de despedida de sua mãezinha amada... “Mãe, um ano sem você”.
Para ler a crônica de amor à mãezinha: clique aqui >

E... Como a Vaninha sempre tem algo bom para dizer: ela acrescenta como dica da semana: conheçam o site da Cristina Moreira Safadi, a irmã da Vânia.
clique aqui >


Beijinhos da Magalena
P.S.: todas as personagens são desenhadas no programa de Doll Makers da elouai, de acesso livre a qualquer pessoa. As personagens apenas recebem alguns retoques da Magalena no Photoshop. As almas, ou seja, os textos das personagens são registrados na Fundação Biblitoeca Nacional/EDA. Para quem quiser “brincar” de montar personagens ou montar seu avatar clique aqui >o programa é liiiindo!!

28 comentários:

  1. Querida amiga Moranguinho,

    Ando muito velha, mas espero ainda encontrar de volta a magia que existia na minha infância.
    Parabéns pelo belo trabalho que desenvolve aqui.
    Uma ótima semana,
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Madalena!

    Tua mitologia cada vez mais encantante...

    Deixo abraços e o voto de um bom domingo.

    Abraços de sempre e sempre.

    Germano
    Aparece...

    ResponderExcluir
  3. Olá Madalena. Entrei por aqui pela indicação de minha mana. Mas que bonitinho o seu blog! Parece que estamos entrando num mundo de magia e encantamento. Gostei! Parabéns! Obrigada por divulgar meu site também! Vc é a moranguinha mais doce que conheci. Voltarei outras vezes! Colocarei nos meus favoritos e no itinerário de meus passeios virtuais. Beijo grande! Cristina Safadi

    ResponderExcluir
  4. Madalena querida,
    Não imagina o persistente encantamento e fascinação que seu blog me causa. Um mar de emoção.
    Agradeço com terno carinho as notícias que a "Vaninha" leva do Porta Vmd e Espaço ecos e agradeço o link para o texto de homenagem à minha mãe e para o site da Cristina.
    Te adoro e desejo que você faça sempre sucesso porque merece não só pela seu talento mas também por sua generosidade genuína e ambas as qualidades eu admiro profundamente.
    Obrigada,amiga.
    Beijos e carinho
    vânia

    ResponderExcluir
  5. Querida Bandeiras, aqui no Morango nós abolimos a palavra "velha" - heheh - a Bruxauva diz que aos mil e tantos anos ainda é uma mocinha, porque o elixir da juventude está na magia pessoal!

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Germano, muito obrigada pela visita. Nós do Morango pulamos felizes com comentários assim como o seu!! Logo irei ao seu blog.

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Cristina, querida, seja sempre bem-vinda ao nosso campo de morangos!! Que alegria receber uma escritora e poetisa que eu tanto admiro e que é irmãzinha da Vânia - a Vaninha está sorrindo até agora.

    Muito beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Vânia, você não imagina como a Vaninha ficou alegre com a sua visita - ainda mais que para esta edição do Morango ela vestiu-se de gala cor-de-rosa para combinar com o Portal VMD! Muito obrigada pelo seu apoio e carinho.

    Beijos meus e da turma do Morango.

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga Moranguinho,

    Como os personagens aqui, também sou de uma floresta encantada, se vc me permite, gostaria de ser amigos de vcs.
    Falando de bichos, amizade e outras curiosidades mais, estamos em junho, mês dos namorados, e está marcado dia 12, uma big festa na floresta, esteja convidada e todos os outros amiguinhos,
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Minha querida amiga Madalena Barranco. Retornar aqui na sua maravilhosa casa virtual é um prazer imenso para mim. Apesar da correria, sempre que posso estou aqui para prestigiar esse recanto lindo e deleitar-me com as maravilhas que você proporciona ao mundo virtual e aos leitores internautas. A sua preocupação em fezer esse trabalho sério, recheado de coisas maravilhosas dignifica a nossa cultura. Pude observar, também a sua preocupação com o meio ambiente e com a biodiversidade, assunto que, atualmente, pulsa no coração de toda a humanidade consciente, já que somente através de uma luta implacável poderemos salvar o mundo das agressões que ele vem sofrendo. Mais uma vez parabéns pela sua dedicação, pelo o seu amor e pela sua decisão de levar, através do seu blog, a mensagem do amor, da paz, da fraternidade e da esperança. Um abraço carinhoso do seu amigo - Sardenberg

    ResponderExcluir
  11. Madalena,
    Este "Campo de Morangos" perolizado constantemente pela tua inventividade literária, é parada obrigatória. Morangos Holísticos!
    Dizer mais, tu deixas tanto a todos. Parabéns, todo carinho do mundo a ti e tuas/nossas (pois permeiam a realidade dos teus fãs)fantásticas e encantadoras pessoas!

    ResponderExcluir
  12. Fantasia, corações agridoces, pessoas, criaturas, natureza,carinho, ideal, literatura. Tudo isso é Flor de Morango. Tudo isso é Madalena Barranco.
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  13. Madalena, você é uma doçura! Sei que os habitantes do mundo mágico Flor de Morango são criaturas de seu inconsciente e não deveria de ser de uma meiguice total!?! Obrigada pelas explicações!! Beijus

    ResponderExcluir
  14. Madalena,

    desculpe a boca ainda meio lambuzada de chantilly, mas não resistí à tentação de escrever rapidamente sobre a grande honra que foi ver minhas palavras publicadas nestes Campos de Morangos habitados por seres maravilhosos, todos frutos do doce coração de Magalena. No que me diz respeito, estarei sempre por aquí, aprendendo as lições deixadas por eles e tentando manter, em meu próprio mundinho, o encantamento mágico e fantástico dos puros de coração. Como eles. Como você. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Moranguinha, agora entendi não só as "mutações" do nome, bem como a origem e essência-da-moranguinha!

    Isso vai dar em obra literária, não tenho dúvidas. E torço muito! (;

    Os nominhos trocados entre nós não podiam ser mais lógicos-originais, né? (: [risos]

    E tudo isso aqui me remete a um misto de Jung e filosofia oriental, com os princípios de [im]permanência das coisas, e os arquétipos e o inconsciente coletivo. Pegando o gancho de Jung: eu sempre achei que a personagem que mais te complementa é a Bruxauva ao lado da Magalena! ;)

    Beijos, moranguinha.

    ResponderExcluir
  16. Carissima, suas palavras são mágicas tanto quanto estes seres encantos que tens aqui nesse seu universo rico. A magia é sempre necessária para que a gente entenda um pouco melhor a nós mesmos. Quem dera as pessoas se permitissem enxergar pequenas formas de magias em cada um de seus muitos momentos. Já imaginou como seria?
    Abraços meus, grata pela citação sempre tão gentil. Agora vou apreciar a chuva (a chuva recepcinou-me de forma gentil e sublime)... Por aqui é primavera, aposto que há muitos seres mágicos fazendo festas pelos diversos jardins floridos que há por aqui...

    ResponderExcluir
  17. Madá......
    saudades de ti dos teus escritos :)
    Muito legal o trabalho que tu desenvolva, gosto mesmo menina.
    beijocas

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante este mundo de histórias, cor e fantasia...

    ResponderExcluir
  19. Magalinda, este blog está cada vez mais colorido, cheio de frutas, cores e magia pra todo lado.
    Você é encantada minha amiga,te adoro!
    Parabéns por sua criatividade.
    saudade
    ultrabeijos pra ti e a turminha mágica.

    ResponderExcluir
  20. Peço desculpa pela minha ausência...mas às vezes a vida dá voltas inesperadas e o chão parece que nos foge... Torna-se necessário “recolhermo-nos” um pouco, fugir do mundo e fazer uma introspecção profunda. É isso que tenho feito e por isso não te tenho vindo visitar...

    A verdade é que me sinto no meio das trevas, onde sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo...

    Quando estiver mais...animada...voltarei aqui...

    Beijinhos e desculpa

    ResponderExcluir
  21. Vim ler um pouco de diferente, como aqui acontece.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Este mural de duendizinhos é a coisa mais fofa e mágica do mundo. Já começa a se fazer necessário a criação de bonecos para as crianças terem nas mãos... Idéias, idéias...

    ResponderExcluir
  23. Hum... Então foi a Bruxauva?

    Agora fico chateado com ela!

    Não se pode confiar em bruxas, não é?

    E com isto, Madalena, já percebeu que eu sou um dos que ficaram "chateados" com a mudança do nome. Afinal, se descobri o seu blogue (quando andava a pesquisar poesia na net) foi mesmo porque aquele nome me chamou a atenção: "Se eu flor de morango... prosa e poesia" - que bom!

    Beijos e até já

    António Vitorino

    ResponderExcluir
  24. Nossaaaaaaaaa é sempre uma emoção descer no planeta dos morangos e chegar até seus bosques de letras mágicas...extasiada com as vozes de seus habitantes...vim de uma aldeia do sul, trago um carregamento de moranbeijos a todos...ufah! tô emocionada!...acho que vou pedir um copo d'água... Beijos, beijos, lilian

    ResponderExcluir
  25. Passeando pelos campos de morangos, como quem não quer nada mas espera encontrar texto novo. Deixo, pra todos os habitantes desta "terra da magia", abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  26. Olá senhor Tigrão, seja bem-vindo e muito obrigada pela visita ao Morango. Estive em seu blog... Mas ainda não havia psotagens - de qualeur forma agradeço seu convite.
    Abraços.

    Amigo Antônio Sardenberg, muito obrigada pela visita e palavras de incentivo. Em seu belíssimo site Alma de Poeta encontramos a dona Poesia feliz e bem cuidada!
    Beijos.

    Amiga muito querida Tere, sempre que você vem aos "campos de morangos" a poesia floresce. Obrigada!
    Beijos.

    Querido Luiz Ramos, corações agridoces são humanos morangos. Beijos e obrigada pelo carinho.

    Luz de Luma Web, que bom que você gostou do post, que eu preparei como resposta às suas indagações e de outros amigos queridos.
    Beijos e obrigada.

    Zeca, obrigada!!! O encantamento está em quem lê a magia que saltita em cada palavra.
    Beijos.

    Ah, dona Paula Calixto maçãzinha, se a Bruxauva descobre que você quase lhe revela o segredo... Rsrsrsr!
    Beijos e obrigada pela bela reflexão sobre o mundo da fantasia e o que podemos fazer com ele.

    Querida Lunna, muito obrigada por me visitar mesmo de tão longe e trazer para o Flor de Morango o aroma da primavera européia, junto com seu sorriso amigo.
    Beijos meus e da turminha do blog.

    Letícia... Também estou com saudade dos amigos... Estive fora da Web por vários dias e logo vou lhe visitar.
    Beijos e obrigada pelo carinho.

    Olá João Videira, muito prazer e obrigada pela gentileza de me visitar.
    Um grande abraço.

    Querida Lu, me perdoe a demora em lhe visitar... Eu também lhe adoro amiga, pois sei que você tem a fantasia pulsando na ponta do seu teclado mágico.
    Beijos e até breve.

    Lyra, querida, anima-te logo! Tuas palavras sempre fazem bem a esta tua leitora... Que também tem demorado a te visitar, tolhida pelos problemas técnicos do mundo virtual. Por favor, não te preocupes em pedir desculpas, que assim me sinto mal.
    Beijos e obrigada.

    Olá querido primo, gracias por la visita! Hoy tu blog es asunto del nuevo personaje Silfofo - heheh! Besitos.

    OLá Vieira Calado, fico muito feliz de que aches meu bloguinho diferente!! Obrigada amigo poeta e até breve.
    Beijinhos.

    Ah, Joice linda!! Eu adoraria ver meus personagens virando bonecos - que idéia maravilhosa!! Os duendezinhos também lhe acham fofa e gostam muito de você.
    Besitos.

    António Vitorino (D.Bulcão) - rsrsrs agora descubro em ti mais um admirador do "Flor de Morango"... E com teu comentário fico muuuito feliz em saber que o nome do blog te trouxe até mim e aí se fez um bonito elo d eouro entre bloguinhos!!
    Beijos felizes.

    Luma, obrigada querida. Beijos e para você também e tenha uma linda semana.

    Lilian, que alegria recebê-la desde as aldeias da poesia ao natural e ainda mais com "moranbeijos" (que lindo neologismo).
    Obrigada, querida, beijos e até breve.

    Oh, Zeca, estou mesmo atrasada... Obrigada pela visita e gentil comentário.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...