sexta-feira, maio 16, 2008

Coisas do Brasil



Bandeira da esperança > verde, amarelo, azul e branco!

- Por que há tanto verde neste coração e tanto sol nos girassóis dançantes? Perguntou o pequenino gnomo Branco ao Azul, visivelmente intimidado com a grandeza daquelas árvores de caules fortes e braços verdes.

O gnomo Azul que levitava no céu tentando decifrar o significado daquelas vinte e sete estrelas, ao ser interpelado de surpresa, desequilibrou-se e quase caiu das nuvens.

- Em vez de tirar-me a concentração, você poderia perguntar isso diretamente ao gnomo Verde! Você sabe que minha função é a de entender as estrelas do Cruzeiro do Sul, velando por seus mistérios, progressos e até insucessos de todos os dias.

O gnominho Branco ficou transparente de vergonha e pulou acima da faixa branca, escondendo-se dentro da estrela guia que morava naquelas alturas, pois aquele era o Belém de nosso Brasil...

- Ora, gnomo Azul, o que faríamos sem o pequenino e ao mesmo tempo incomensurável fundo de paz do nosso país, que cinge o céu em faixa branca? Ralhou o poderoso gnomo Amarelo e estendeu suas mãos de riquezas para o gnominho Branco que estava assustado e completou:

- Sou o guardião dos girassóis que cobrem de sol os campos brasileiros - eles têm as pétalas amarelas e as raízes fincadas no sangue dourado desta terra. Eu sou o poder!

O gnomo Azul não deu atenção ao ouro e continuou com a cabeça no céu assistindo enlevado o campo de estrelas, onde se disputava um jogo de futebol. Mas quando o gnomo Amarelo disse que o pequenino e magro gnomo Branco era a base do seu poder, o Grande e qüingentésimo gnomo Verde emergiu da floresta mágica, apontou para o céu com seus galhos cheios de folhas nos dedos e profetizou:

- O gnomo Amarelo está certo, pois a paz equilibra nossa bandeira, que tem o céu cingido pelos laços claros de "ordem e progresso"; onde os outros mundos assim nos vêem além da atmosfera e constatam então que a paz é verde, porque esta é e sempre será a cor da esperança. Naquele momento, o jogo de futebol entre as estrelas do Brasil acabou, e o gnomo Azul pulou do céu para unir-se ao fantástico coro:

- Esta é a nossa bandeira! Cantaram os espíritos de esperança pelo poder da paz ao ritmo de um samba enredo e depois até improvisaram um forró, com direito, inclusive, ao Hino da Alegria, de Beethoven.

Madalena Barranco
Da série de contos: Brasil & Fantasia
Registro na FBN/EDA.

Clique aqui para acessar o blog da Andréa Motta > Leio o Mundo Assim e conhecer os outros participantes desta blogagem coletiva.


Fada Margarida: a querida blogueira Andréa Motta sugeriu esta interessante blogagem coletiva sobre “Coisas do Brasil”. Eu, a Magalena e todas as criaturas fantásticas habitantes deste blog Morango nos reunimos em Assembléia de Morangos Extraordinária para decidir sobre o que falaríamos. Eu sugeri que falássemos da flora brasileira e dos seres invisíveis que a povoam e são negligenciados pela Realidade em oposição à Fantasia.


Gnomo Azul: eu, como o gnomo mais velho de todos e representante de todos os gnomos brasileiros natos e dos imigrantes também, sugeri que falássemos sobre as riquezas do país e do céu que nos protege em vários tons de azul...



Magalena: e decidimos então falar da bandeira do BRASIL, que representa um pouco de tudo isso!



Bruxauva: e como sempre, eu NÃO fui consultada!! Mesmo assim, EU vou falar e farei uma pergunta que eu tenho certeza que ninguém sabe a resposta – heheheheh! Vocês sabem por que a bandeira do Brasil tem mais verde do que amarelo, azul e branco? Resposta: ora, porque eu sou esverdeada – e EU sou a musa inspiradora da bandeira.



--> NOVIDADES DA MORANGUINHA (Magalena):

Foi publicada mais uma resenha da Magalena no site LEIA LIVRO, de incentivo a leitura do governo de São Paulo. É sobre o livro de seu querido amigo LUIZ DE AQUINO > “Poemas de amor e Terra”. O Luiz é pai do jovem escritor Lucas Leão Alves, de quem eu também já publiquei uma resenha do seu primeiro livro “PW – O Mundo Impossível”. Pai e filho são escritores maravilhosos!! E a Magalena é fã dos dois.
Para ler a resenha: Clique aqui >
Para conhecer o blog do Luiz de Aquino - Pena e Poesia: Clique aqui >

A queridíssima amiga da Magalena de vários anos, a ROSE, do blog Florais de Rosácea e também mentora do “Floral Friends”, fez uma homenagem à Magalena, que a levou às lágrimas... Mas, a Rose é assim, além de talentosa escritora, psicóloga e poetisa. Ela sempre surpreende seus amigos com um buquê de rosas exclusivas. A Magalena e a turma do Morango adoram a Rose, que ajuda a resgatar a magia pessoal de todas as pessoas que passam pelo seu jardim!
Clique aqui >


--> NOTÍCIAS DA VANINHA (do Portal Vânia Moreira Diniz):

Foi publicado mais um conto “KOSMOSISÝHP”, sobre os elos de vida entre o passado e futuro e toda a mitologia que ainda vive neles, do doutor em filosofia e história Prof. Dr. Sílvio Medeiros, querido & sábio e terno amigo da Magalena, no Canal Imaginário, coordenado pela Magalena do Espaço ECOS, do Portal Vânia Moreira Diniz. A Vaninha, que está sempre atenta às novidades, e é incansável escritora e divulgadora da literatura através do lema “a literatura como meio de inclusão social” comunicou que ela achou o conto “maravilhoso”! E a Magalena, emocionada, concordou!!
Para ler “KOSMOSISÝHP” Clique aqui >
Leia também os contos dos escritores convidados do Canal Imaginário: Clique aqui >

E o melhor de tudo, vocês não imaginam!!! O Prof. Dr. Sílvio Medeiros, como gentil poeta que é, escreveu uma belíssima poesia em homenagem à nossa musa da literatura: Vânia Moreira Diniz! Leiam “WANA” e descubram um pouco mais sobre a iluminada alma da Vânia. A Vaninha e a turma do Morango estão em estado de encantamento até agora!! Meus amigos... Isto é a magia que a interação saudável a favor da literatura e do amor à humanidade pode gerar...
Clique aqui >


Beijinhos da Magalena

43 comentários:

  1. Bom dia caríssima e olha que o dia está lindo (acho que vou bebericar um belo chá de hortelã com gengibre) hummmmmmmmm.
    Adorei o seu post e amei o comentário da Bruxauva.

    Ps. Deixei um meme pra ti lá no Acqua. Vou adorar ver as respostas com a participação especial dessas criaturas mágicas.

    ResponderExcluir
  2. Uma bandeira encantada e querida.
    Seus textos são sempre maravilhosos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. NOssa, Madalena! Que post delicado! Passei o dia lendo os textos da coletiva, mas o seu realmente ficou encantador! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é lindo!

    Eu amo o Brasil!

    Mesmo com todos os defeitos que tem. Mas olha quem somos nós, aqui, para falar de defeitos, não é? Aliás, alguns - os mais antigos - até fomos nós quem os inventou...

    Beijos desde Portugal

    (deste carioca degenerado... que nunca mais voltou à terra onde nasceu, mas há-de voltar um dia)

    António Vitorino

    ResponderExcluir
  5. Eita Madalena,
    sempre esbanjando magia e delicadeza no que passa prá mim. Penso que se decodificássemos o significado das cores da nossa bandeira, daríamos o devido valor à nossa casa maior - Terra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lunna, querida, chá de hortelã com gengibre? Oba! Esse eu não experimentei!! Logo vou ao teu blog assim que voltar a casa, ainda estou em Campinas. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Luiz, amigo querido, nossa bandeira é de fato muito especial - que bom que você gostou!
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Andréa, eu é que lhe agradeço a oportunidade de participar dessa blogagem tão inspiradora, assim como nosso amado Brasil.
    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  9. António... Hheheheheh! Ah, você é uma gracinha - mas acho que defeitos o mundo todo tem, por isso compete a nós, que adoramos as palavras, dar um jeitinho para melhorá-lo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Querida Jacinta, adorei seu comentário que também ajuda a "decodificar" a alma de nosso país! Beijos e obrigada.

    Amigos, logo vou aos seus blogs.

    ResponderExcluir
  11. Madalena,

    estou quase sem palavras para comentar seu texto sobre a bandeira do Brasil. Foi delicioso ver os comentários da turminha dos Campos de Morangos, cada um dando sua interpretação das cores. O jogo de futebol das estrelas, uma surpresa e o comentário da Bruxa Uva, muito pertinente, pois ela também faz parte dos Campos de Morangos e deveria, sim, ter sido convidada (desculpe o puxão de orelhas). Adorei a leitura!
    Eu escreví sobre a cidade que me acolhe, por mim escolhida para meu lar: Paraty. Também é uma cidade mágica, cheia de encantos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Madalena!

    Como sabes... sou apaixonada por meu país e sinto a falta que me faz.Por aqui, quando vejo os meninos pela rua com a camiseta da seleção brasileira, ou qualquer outra roupa verde- amarela... Eu fico emocionada. Queria ainda te dizer, em Copenhague as pessoas gostam muito, muito de nossa música. Seguidamente entro em lojas ouço música brasileira ... então comento com o pessoal. Eles abrem o maior sorriso ao saber que sou do Brasil.Ainda na semana passada teve o carnaval brasileiro na cidade. Muito samba, pois.

    Lindo post, amiga!

    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oh, Zeca... E eu, também fico sem palavras para agradecer seu sensível comentário... Huuummmm, quer dizer que a dona Bruxauva arranjou outro admirador?! Logo vou conhecer seu post sobre Parati.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ilaine, querida, que história linda a sua... E que povo amável! Beijos, logo lhe visito.

    ResponderExcluir
  15. Oi linda, não sabia onde deixar este coment e resolvi deixar aqui...
    "Oi Mada,
    Imagine que só hoje vim aqui para te responder. Por acaso, fui levada por lembrança de alguém que visitou este post passado e terminei por encontrar também o seu comentário. Obrigada por de vez em quando vir cá em casa.
    Eu adoro este texto que fiz para o Idoso. Até hoje trabalho com eles e tenho aprendido muita coisa. Há determinados posts que nunca morrem com sua intenção de comunicar.
    Ainda por cima, quem lê o meu texto e o comentário do Carlos... Minha nossa, cada vez que leio as palavras dele, choro emocionada.
    Adoro estes momentos...
    Muitos beijinhos para ti Mada. Obrigada por estar presente nestas horas!!"
    Se quiser passar lá outra vez para conferir... http://opequenomilagre.blogspot.com/2008/02/depresso-do-idoso.html

    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Ai que coisa linda ler sobre o Brasil, nossa bandeira, esta linda moça dona dese Blog cheio de cultura, parabens! Quando a gent estùa assim tão longe faz uma falta ler sobre a terrinha.
    Olha amiga, deixo aqui o meu beijo e saio com um pouquinho mais de felicidade.
    Grande abraço.
    Alda Inacio

    ResponderExcluir
  17. Um desfecho sábio, na história das cores da nossa bandeira. Uma maneira sutil de atrair o interesse das crianças neste símbolo de civismo. E, até mesmo para certos adultos, sem verdadeira noção - ou indiferença, deste sentimento.
    Não é por acaso que sou seu fã, cliente e freguês;)
    Um beijo!

    P.S.: És uma das visitantes favoritas da boa gente do condado. Como é um povo tímido, após a sua saída, reúnem-se cantando velhas canções célticas, além de soltarem fogos pirotécnicos em sua homenagem.

    P.S2.: Nunca mais vi o Duende Lilás, um dos meus melhores amigos aí do Morango. De vez em quando conta reservadamente algumas coisas daí. Por exemplo, quando apareceu na foto de cabelos cortados, eu já sabia, o Duende Lilás me contara. Até concordamos que ficou mais bonita. Mas, não o reprove por isso, ele não faz por mal, apenas gosta de uma boa prosa. Sabe como são os duendes. ;)

    ResponderExcluir
  18. Viajo no tempo e no espaço, sentindo a emoção de cada palavra aqui lida e bebendo detalhadamente as lições de vida que essa viagem me dá.

    Beijinhos e até breve.

    ;O)

    ResponderExcluir
  19. madalena

    Está tudo tão lindo, magnífico post.
    obrigada pela gentileza de citar-me . A homenagem foi de um coração carregado pela magia de teus escritos e principalmente pela amizade que nutro por ti.

    beijos

    Rose

    ResponderExcluir
  20. Linda a sua resenha do livro "Poemas de amor e Terra" e o trecho escolhido foi maravlhoso.

    ResponderExcluir
  21. Madalena,
    "Bandeira da Esperança"! Simplesmente encantador e instrutivo. Tu és uma escritora multifacetada que, tenho certeza, se firma como grande revelação na Literatura contemporânea Nacional. O teu blog é maravilhoso, sempre repleto! Parabéns pela resenha, pela homenagem, pelo espaço Ecos. Todo carinho do mundo pra ti.
    Tere Tavares

    ResponderExcluir
  22. Oh, querida Joice, eu irei lhe visitar e reler seu texto humanitário sobre os idosos - suas palavras, querida amiga sempre valem a leitura! Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Alda, obrigada pela visita surpresa!! Ah, fiquei até sem jeito pelos elogios... Boa sorte nos estudos aí de longe. Beijos e até breve.

    ResponderExcluir
  24. Querido Oliver,

    Você está certo: nas cores de nossa bandeira temos a linda diversidade de nossa nação! Eu e o Duende Lilás também sentimos saudade do sua simpática gente do condado e estamos lhes devendo uma visita. Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  25. Lyra, querida,

    Se minha humilde fantasia lhe faz viajar no tempo e no espaço, sinto que minha missão de resgatar os sonhos do abandono da humanidade começa a ser cumprida... Obrigada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Rose, querida e sensível amiga,

    Citar você e sua poesia & prosa de qualidade me honra, ainda mais quando você generosamente fala dos amigos e lhes oferece as rosas multicoloridas de seu jardim.

    Obrigada, muitos beijos.

    ResponderExcluir
  27. Emanuela, querida,

    Fiquei feliz com sua aprovação da resenha do livro de Luiz de Aquino, eu adoooro esse poeta que desenha tão bem as palavras dos sentimentos & sentidos. Seu livro "Poemas de amor e Terra" é maravilhoso!!!

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Ah, Tere... Minha amiga adorada, poetisa do livro Meus Outros, um de meus favoritos não apenas pelo conteúdo, mas pelo estilo singular, onde as artes plásticas se transferem para as palavras. Não mereço seus elogios - aprendiz que sou de sua arte escrita.

    Beijos, querida e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Querida poeta Madalena Barranco,

    Embalada pelo canto dos anjos, cheguei até este espaço tão belo para apreciar lindos poemas, graças a minha adorada amiga e grande poeta Vânia Moreira Diniz.

    Querida, li o teu perfil e desejo te dizer que todo aquariano é suavizado pela fantasia em busca de seus sentimentos. Assim é você, linda em seu interior.

    Minha querida, você está de parabéns. Belíssimo espaço cultural o seu “FLOR DE MORANGO”

    Beijos carinhosos,

    Socorro Lima Dantas

    www.socorrolimadantas.com.br

    ResponderExcluir
  30. Lindo texto sobre nossa bandeira.
    Grande bj e volta sempre.

    ResponderExcluir
  31. Olá.
    Andei por aqui, e li o teu texto.
    Um texto interessante, com 'fantasia', mas onde se pode tirar muitas ilações, e até subjectividade.
    Fica bem.
    Felicidades.
    Um beijinho.
    Manuel

    ResponderExcluir
  32. Madalena,

    deixei uma resposta ao seu comentário deixado lá nas minhas janelas. Como não sei se passará por lá para vê-la, resolví trazê-la para cá. Acho que vai gostar:

    "Magalena,

    Paraty tem aquela magia dos Campos de Morangos e, pelas suas ruas, podemos ver a Bruxa Uva se escondendo em uma das esquinas, para assustar a Fada Margarida, que saltita sobre as pedras.
    O Gnomo Azul, flutua pelo céu, enquanto o Gnomo Verde corre apressado em direção à serra.
    O Gnomo Amarelo, sentado à porta de um magnífico sobrado, faz um poderoso discurso contando sobre os campos de girassóis ao pacífico Gnomo Branco que apenas sorrí.
    E a Dona Maria Fantasia, tece sonhos que alegrarão as noites de todos, enquanto uma linda sereia brinca com golfinhos nas águas plácidas da baia.
    E ao lado do Perequê-açú, se levanta o pavilhão que abrigará a FLIP, divulgadora de toda a cultura, literatura e magia que correm pelas veias deste nosso mundinho encantado.
    Beijos perfumados com pólem das flores da Mata Atlântica."

    ResponderExcluir
  33. Querida Socorro,

    Muito obrigada pela sua atenção e carinho em me responder. A Vânia, aqui neste blog representada pela Vaninha, faz elos de ouro entre as pessoas no mundo virtual e real. Eu e a turminha do Morango ficamos felizes porque você gostou de nosso cantinho de fantasia. De minha parte, eu AMEI seu site decorado com rosas vermelhas e poemas maravilhosos.

    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  34. Bandeiras, querida,

    Hehehe – meu post combinou com seu nome! Obrigada pela presença amiga e comentário.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Olá Manuel,

    Que bom que você conseguiu sentir a “fantasia” tocando sua parte em nosso mundinho real! Outro dia fui ao teu blog “De propósito” e matei a saudade de suas lindas publicações.

    Beijinhos desde o Brasil.

    ResponderExcluir
  36. Zeca, amigo das belas letras,

    Estou sem palavras para lhe agradecer o texto encantador que você criou como resposta a um comentário meu, em seu post sobre “Coisas do Brasil” – Paraty... Por falar nisso, que história linda você escreveu sobre sua cidade!! Ah, a Bruxauva e a turminha do Morango e até os novíssimos gnomos Braço e Amarelo estão empolgados com seu gracioso miniconto!! Ah, posso publicá-lo em meu próximo post? Por favor... Eu adorei!

    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  37. Querido Luiz Ramos,

    Você sempre é bem-vindo ao nosso mundo da fantasia de campos de morangos!

    Obrigada, beijos.de sua filha virtual.

    ResponderExcluir
  38. Mada,
    Sabe que já pensei em fazer uma colecção dos meus pensamentos? É a minha filosofia urbana. Um dia quem sabe... Eu já tive entretanto o prazer de ver minhas frases em alguns blogs e orkuts entre aspas e meu nome entre parêntesis. A diferença dos imortais, é que eu ainda não morri... (cruzes)

    ResponderExcluir
  39. Joice, eu não ia lhe contar, mas a turminha do Morango está confabulando para "pescar" alguma frase sua... Depois lhe conto - a iniciativa é do Duende Lilás!. Heheh!

    Beijos, querida, e bom domingo.

    ResponderExcluir
  40. Madalena querida,
    Fico encantada, fascinada toda vez que venho passear no seu blog.
    Amo cada notícia, suas poesias, resenhas e o carinho enaltecendo a literatura.
    Faço de seu blog o meu aconchegante momento de paz, encontrando ternura, talento e competência.
    Está de parabéns, minha amiga. curto muitíssimo estar aqui.
    Beijos e carinho
    Vânia Moreira Diniz

    ResponderExcluir
  41. Vânia, a Vaninha está explodindo de alegria e toda a turma do Morango está em festa!!! Receber você no nosso blog deixa o mundo da fantasia com o tom certo do cor-de-rosa que permeia os coraçõezinhos da humanidade.

    Muito obrigada!! Beijos felizes.

    ResponderExcluir
  42. Madalena,

    qualquer coisa que queira fazer com os textos, sinta-se à vontade. Para mim, será apenas motivo de orgulho e satisfação. Imagine minhas palavras plantadas no Campo de Morangos?

    Beijo. Carinho.

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...