sábado, junho 21, 2008

Morangos na brasa – festas juninas!


ÓVNI DE SÃO JOÃO

Na dança da quadrilha
a pipoca se anuncia.
É inesperada a madrugada...

Prove o bolo de fubá!

O’ÓVNI aterrissa nas brasas da quimera
e a fogueira Junina assa o milho antes da hora.

Um gole de imaginação... Prefiro quentão.

O ET não mais é verde -
veste casaco quadriculado,
contudo, o mais ousado, usa chapéu de palha
e o mais calado, veste camisa de lua.

Que tal um pinhão?

Na terra de São João, alguém
se encanta com o balão.
Madalena Barranco
Registro na FBN/EDA

Não solte balões – respeite a vida!


Mago Laranjada: tu te lembras minha desadorada Bruxauva, quando há quinhentos anos nós participamos de uma festinha que se parecia a essas tais de “festas juninas”? Ah, foi aqui no Brasil... Havia sido descoberto há alguns anos pelo Pedro Álvares Cabral. Nós viemos como clandestinos em uma das naus e por conta disso fomos parar nessa festinha... Estávamos com um hospitaleiro povo de pele vermelha e pintada – os índios usavam plumas como enfeites e eles dançavam felizes ao nosso redor. Atrás de nós havia uma linda fogueira que crepitava com um caldeirão de água que fervia, enquanto destilava aromas exóticos...

Bruxauva: ah, claro que eu me lembro! Imagine se eu ia me esquecer que nós éramos o centro das atenções da tal festinha e também o prato principal daqueles canibais!! Por isso briguei com você por mais cem anos! E...


Salamandrita: ora dona bruxa, o coitado do mago não sabia. Não é a toa que ele se chama Laranjada – hehehehe! Eu sei disso porque eu também estava lá no passado do Brasil. Eu era a chama daquela fogueira e estava doidinha para ver seus ossos duros cozinhando no caldeirão – heheheh! Essas festas com fogueiras, assim como as juninas são as minhas preferidas. Eu afano as batatas-doces assadas na brasa e ninguém percebe... Aí, eu pulo feito pipoca pelo fogo que acalenta os corações de vinho quente e doce...

Mago Laranjada: quem disse que eu não sabia que eu e minha dama Bruxauva íamos ser cozinhados?? Naquela minha época de laranja verde eu sonhava em morrer cozido de amor junto à minha bruxa. Já, agora... Hehehe! Eu prefiro contar os sapos do brejo ao lado dela, com uma tigela de espigas de milho verde assadas entre nossas mãos e dentes entrelaçados.


--> NOVIDADES DA MORANGUINHA (Magalena):


"Champanhe azul” é o poeminha enigmático da Magalena, que a querida Lunna Montez’zinny Guedes publicou em seu maravilhoso blog Acqua, no setor Uni-versus. Obrigada, Lunna, pela publicação de meu poeminha!!!
Clique aqui >


A Magalena teve mais uma resenha publicada no site LEIA LIVRO, de incentivo à leitura do governo do Estado de São Paulo! “Um assassino entre nós” é um livro de ficção policial da escritora inglesa Ruth Rendell, que possui em sua brilhante carreira mais de sessenta livros do gênero publicados.
Clique aqui >

E por falar em resenhas... O livro “Oculta”, de Eliana de Freitas, teve a resenha feita pela Magalena publicada no exótico site da querida Agostina Sasaoka, Garganta da Serpente!! O livro da Eliana prima pela paixão desmedida e suas misteriosas conseqüências...
Clique aqui >


Dicas da semana da Magalena:

1.
Se o assunto é festas juninas, dêem uma passadinha no blog do querido amigo da Magalena, o Luiz RamosRamosforest Environment - e leiam seu lindo texto Encantamento em junho” com fotos incríveis sobre as nostálgicas festas de Santo Antonio, São João e São Pedro!!
Clique aqui >

2. O Momento Lítero Cultural nº 59, editado e publicado no jornal “O Rebate” pelo escritor, poeta e divulgador cultural Selmo Vasconcelos está imperdível. Nessa edição ele apresentou escritores que também estão ligados às artes de forma geral.
Clique aqui >


--> NOTÍCIAS DA VANINHA (do Portal Vânia Moreira Diniz):

A Vaninha informa:Vânia Moreira Diniz abre seminário em Brasília”.
Clique aqui >
Leia a resenha do seminário escrita por
Clevane Pessoa: clique aqui >

Dica da semana da Vaninha: o texto da semana do Portal VMD é sobre as festas juninas: “Junho”, onde as lembranças de infância sobre essa festa tão especial e brasileira aquecem nossos corações com as palavras da Vânia.
Clique aqui >

Confiram as novidades do Portal VMD e Espaço ECOS. A Vaninha pede que você, querido leitor, clique nos banners a seguir e descubra a magia do site cor-de rosa, mantido pela querida Vânia M. Diniz e também habitado por brilhantes escritores convidados:



Beijinhos e curtam a mensagem do inverno... No próximo post!

25 comentários:

  1. Eita mulher que traz magia no sorriso e entra na festa contagiando a todos. Que bom! começamos agora um novo ciclo - o inverno - e ele vem embalado pela alegria, pelo calor. Afinal é junho, é Santo Antonio, São Pedro e São João, é festa... é fogueira...quentão nos corações.
    Abração mulher antenada com a alegria.

    ResponderExcluir
  2. Madalena querida.
    Que magia, que encanto fascinante encontro quando acesso seu blog maravilhoso.
    E as notícias de Vaninha eu agradeço com especial carinho e com o coração aquecido.
    Parabéns por todas as matérias que eu amei.
    Beijos e carinho
    vânia

    ResponderExcluir
  3. Mada:

    Na minha cidade de Almada comemoramos o São João. Aqui é solstício de Verão (desculpe a rima despropositada - mas é verdade).

    Já perdemos essa tradição de lançar balões de ar quente, que depois se incendiavam, caíam e causavam incêndios. Mas - infelizmente - perdemos também a tradição (que conheci, e pratiquei, quando era pequeno) de saltar a fogueira.

    Por acaso, o poema que o Affonso Gallo vai publicar no próximo Debaixo do Bulcão refere-se a esses rituais sanjoaninos. Os antigos e os actuais.

    Beijos cá desta terrinha de grandes futebolistas (eh eh eh...), e excepcionais treinadores de futebol (hummm...) e de alguns poetas: Portugal.

    António Vitorino

    :)

    ResponderExcluir
  4. Mada,

    As vezes ficou um tempinho sem aparecer nesse seu encantador espaço, mas é por falta de tempo e nao de vontade. Adorei o post junino e anterior com microversinhos informáticos tbém esta um arraso.
    Sobre as fotos do Tibet, vontade e torcida dos amigos nao faltam para essa aventura virar um livro. Porque junto com elas tem toda a narraçao dia-a-dia da viagem, que publiquei no GO, um tempo atrás. Quem sabe aind anao descubro como tornar esse sonho realidade.

    Besitossss e que vc e toda essa turminha tenham uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Ah, querida Jacinta, pessoas lindas e recheadas de poesia na alma, assim como você é que me fazem sorrir... Obrigada pelo comentário e visita.

    Beijos e logo vou ao seu blog Florescer, para ver suas letras em flores, sempre belas.

    ResponderExcluir
  6. Querida Vânia,

    A Vaninha adora quando você aparece e a incentiva a continuar com sua alma cor-de-rosa, recheada de amor à literatura.

    Eu, e as criaturas do morango é que lhe agradecem a magia que sempre traz na ponta de cada palavra.

    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  7. Ah, António, eu também acho que em Portugal há grandes futebolistas - rsrsrs e técnicos também... Rsrsrsrs!

    Fui ao teu blog e fiquei encantada com a entrevista de dois jornalistas interessados na Poesia lusófona e no belo trabalho do Debaixo do Bulcão. Parabéns querido amigo!! E vamos então às festas de São João, que nunca perdem seu encanto natural.

    Beijos, carinho.

    ResponderExcluir
  8. Oh, Raquel... Não se preocupe, apareça quando puder - eu também demoro... Mas sempre que posso vou ao seu blog me deliciar com as fotos vivas que você publica. Estou torcendo para que consiga publicá-las em papel - será um presente para o mundo.

    Besitos.

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    E o mês de Junho está quase no fim. Mês com dias grandes e noites pequeninas. Mês de calor, mês das ceifas. E também o mês dos festejos populares. Uma forma de as pessoas esquecerem as agruras da vida.
    Fica bem.
    Um beijinho para ti.
    Manuel

    ResponderExcluir
  10. Oi...é tudo tão lindo aqui...tão colorido...ah se nossa vida fosse assim tbm !!!
    Bom São João p/ vc
    Grande bj

    ResponderExcluir
  11. Olá Manuel,

    Tu estás certo amigo de além mar! As festas juninas são de certa forma mágicas e ajudam a passar momentos de calor humano ao redor da fogueira.

    Beijinhos para ti também.

    ResponderExcluir
  12. Querida Bandeiras,

    Que bom que você gosta de nosso cantinho da fantasia! As cores ajudam a pintar a alma da vida e dão sabor aos campos de morangos.

    Obrigada - beijos e bom S.João para você também aí em Caruaru!

    ResponderExcluir
  13. Querida Madá

    As coisas eram boas nesse tempo em que uma festa junina era motivo de alegria, principalmente para as crianças. O "morango na brasa" me fez lembrar das batatas-doces, que nós enterrávamos embaixo da fogueira e depois nos deliciávamos. Lembro-me bem, do sabor daquelas batatas, era o sabor da minha infância.

    Beijo grande
    aparece no meu blog de fotos
    http://fotodiurna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, amiga! Passei para ver as novidades e agradecer as palavras que deixou no blog.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Madalena, acho que é uma mocinha hiperativa! :=))) Sempre cheia de novidades! Sabe que as festas Juninas estão acabando aqui onde moro?
    Lumer também adoro os habitantes da floresta encantada Flor de Morango!
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  16. Querida Maga Madá,

    Enfim estou aqui para agradecer-lhe pelas dicas sobre a EDA. Recebi ontem o registro do que eu pretendo que seja, meu primeiro livro de poemas.
    Estou procurando patrocínio para bancar uma primeira edição e assim que tiver, quero ter o prazer de contar com seus comentários, quem saber, prefaciando esta minha cria.

    Grande beijo.

    Roberto Malacrida

    ResponderExcluir
  17. Madalena,
    Seus posts são de grande utilidade e oportunidade. Esse Mundo Encantado nos encanta toda semana.
    Obrigado por indicar meu texto sobre festas juninas. Lá tem até quem caminha sobre brasas!
    Abraços
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  18. Olá Madalena!

    Ainda vou a tempo de corrigir algo que escrevi no meu comentário anterior?

    Então, aqui vai:

    Continuamos, sim, aqui em Portugal, a largar balões de ar quente, pelo São João. Vi na TV (portuguesa, claro) uma dessas largadas, na cidade do Porto - uma das terras onde a tradição do São João está muito viva, e vibrante.

    Mas eu moro em Almada, que fica no sul do país (na margem sul do rio Tejo, frente a Lisboa). E, nesta região, não tenho conhecimento de largadas de balões.

    Aqui também se comemora o São João (aliás, dia 24 de Junho é o feriado municipal de Almada) - mas, há muitos anos, não vejo balões desses pelo ar.

    Desculpe esta "correcção" tão longa. Mas tinha mesmo de a fazer, por respeito à verdade dos factos.

    (Coisas de jornalista...)

    Beijos

    António

    ResponderExcluir
  19. Amigo Marcos,

    As festas juninas ainda encantam. E isso é maravilhoso, porque são manifestação da legítima cultura brasileira. Huuum, nem me fale em batatas-doces....

    Logo visitarei seu blog de fotos. obrigada por me lembrar!

    Beijos e bom domingo com a linda família.

    Madá

    ResponderExcluir
  20. OLá querido poeta Vieira Calado,

    Obrigada pela gentileza - beijos,
    da fã de suas lindas e mensageiras poesias!

    Madá

    ResponderExcluir
  21. OLá querido poeta Vieira Calado,

    Obrigada pela gentileza - beijos,
    da fã de suas lindas e mensageiras poesias!

    Madá

    ResponderExcluir
  22. Querida Luma,

    Ai, ui, ai... Buaaaaá - eu não quero ser hiperativa... Para falar a verdade, eu não consigo fazer e publicar tudo o que gostaria. Estou naquela fase de tentar equilibrar minhas visitas aos amigos adorados, minha divulgação e produção. Acho que vou me mudar para a floresta encantada...

    Beijos e obrigada
    Madá

    ResponderExcluir
  23. Beto Malacrida!!! Que alegria tornar a "revê-lo" e com notícias tão boas!

    Vamos por partes:
    1) seu registro da FBN chegou - e imagino o alívio que você deve estar sentindo ao ter seus textos registrados. Eu também me sinto assim quando chegam meus certificados de registro. Custam tão pouco e proporcionam grande bem estar!
    2) Seu livro? Com certeza será mais um poeta a brilhar no talento do Contemporâneo. Prefaciar? Eu? Assim fico tímida. Mas agradeço sua gentil lembrança.

    Beijos e até breve.
    Madá
    P.S.: ainda mantém seu bloguinho?

    ResponderExcluir
  24. Luiz Ramos, querido amigo,

    Obrigada pelo incentivo. Suas visitas deixam o campo de morangos & seus habitantes mais felizes!
    Uaua! Andar sobre brasas... Eu não consigo, prefiro deixar as batatas-doces em meu lugar - rsrsrs.

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Querido António (Debaixo do Bulcão),

    Ah, por favor, não te desculpes pela "correcção", pois sempre tens algo inteligente a dizer - e eu como fã do Debaixo do Bulcão e das notícias de Almada fico feliz com tuas observações. Já estamos no fim das festas juninas e o dia de Hoje "São Pedro" marca a despedida e ficam as lembranças das belas festas.

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir

Plante um moranguinho com seus comentários. A Magalena e sua turma responderão por aqui, ou, diretamente em seus blogs. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...